Os principais obstáculos para a institucionalização do PAA nos assentamentos de reforma agrária no Norte fluminense
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT102027097Palabras clave:
Reforma agrária, Assentamentos Rurais, Segurança Alimentar, Políticas PúblicasResumen
A agricultura familiar representa um dos principais segmentos responsáveis pelo abastecimento alimentar da população brasileira. O Programa de Aquisição de Alimentos é uma dessas ações especificas para o fortalecimento do segmento social da Agricultura Familiar. Neste contexto, o PAA possui o objetivo de executar a compra de alimentos oriundos da agricultura familiar pelo Estado, de modo a também atender a questão da segurança alimentar. O objetivo deste artigo foi de analisar o funcionamento do PAA em três assentamentos rurais do Norte Fluminense (Francisco Julião, Che Guevara e Ilha Grande), de modo a avaliar a inserção desta política nos assentamentos rurais e as possíveis causas que impedem a sua realização plena. Os resultados apontam na direção do reconhecimento, por parte dos assentados, da importância do PAA enquanto política pública capaz de estimular a comercialização agrícola nos assentamentos rurais e gerar renda. Entretanto, os assentados enfrentam uma série de dificuldades em relação ao acesso ao PAA, em função da negligência dos órgãos públicos responsáveis por intermediar o acesso e execução do programa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2015-08-12
Cómo citar
SANTANA, C. M.; BELO, D. C.; PEDLOWSKI, M. A. Os principais obstáculos para a institucionalização do PAA nos assentamentos de reforma agrária no Norte fluminense . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 62–87, 2015. DOI: 10.14393/RCT102027097. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27097. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.