Agricultura orgânica: uma proposta de diferenciação entre estabelecimentos rurais
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91926083Palabras clave:
Agroecologia, Agricultura Orgânica, Conceito, TipologiaResumen
Este artigo procura desenvolver uma análise sobre o conceito de Agroecologia, considerando como ele vem sendo discutido no plano teórico e qual sua diferença em relação ao conceito de agricultura orgânica e a outros conceitos correlatos. Ao compreender que a Agroecologia engloba três dimensões que são coexistentes: científica, política e pedagógica, buscou-se levantar os fundamentos e a posição de alguns autores que discutem o conceito de Agroecologia na atualidade. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o tema e desenvolvida uma proposta de uma metodologia para diferenciar os agricultores envolvidos com a produção orgânica, daqueles que se aproximam da Agroecologia, considerando para tal, as similitudes e diferenças teóricas entre estas. Finalmente, apresentou-se uma proposta de tipologia para os estabelecimentos rurais envolvidos com a agricultura de base ecológica, com o intuito de criar um referencial teórico para aplicação em estudos empíricos.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-10-30
Cómo citar
CANDIOTTO, L. Z. P.; SUZANA GOTARDO DE. Agricultura orgânica: uma proposta de diferenciação entre estabelecimentos rurais. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 149–176, 2014. DOI: 10.14393/RCT91926083. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26083. Acesso em: 16 feb. 2025.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Campo-Território
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.