Roteiros de turismo rural na Região dos Vales do Rio Pardo e Taquari – RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91723608Palabras clave:
Desenvolvimento Regional, Território, Turismo Rural, Roteiros, DiversificaçãoResumen
Esta pesquisa analisou a dinamização da atividade turística na Região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, no Rio Grande do Sul, a partir da implementação de roteiros de turismo rural. A escolha pelo turismo, como opção de diversificação e geração de renda na propriedade rural, tem se mostrado cada vez mais presente no contexto da agricultura familiar e das políticas públicas que visam o desenvolvimento dessa região. Os roteiros analisados apresentam empreendimentos típicos de agricultura familiar, ao lado de outros, focados em atividades de comércio e/ou agroindústria. A pesquisa abordou o potencial econômico do turismo rural na região, descreveu o processo de sua formação, o papel da imigração europeia e da diversificação de atividades no meio rural. De caráter qualitativo, apoiou-se na abordagem dialética, visando compreender o papel do território na formação dos roteiros de turismo rural e seu papel na promoção do desenvolvimento regional. Com base na análise dos dados coletados, constatou-se que há aumento de renda nos empreendimentos participantes dos roteiros de turismo rural na Região dos Vales.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2014-05-06
Cómo citar
ZANCHI, V.; ETGES, V. E.; KARNOPP, E. Roteiros de turismo rural na Região dos Vales do Rio Pardo e Taquari – RS . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 672–694, 2014. DOI: 10.14393/RCT91723608. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/23608. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Campo-Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.