A nova dinâmica campo-cidade revelada pelo turismo rural: o caso de Venda Nova do Imigrante - ES
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT81522082Palabras clave:
Ruralidade, Turismo Rural, Festa camponesa, Representação social, Venda Nova do ImigranteResumen
O presente artigo apresenta, inicialmente, uma revisão sobre as formas de interpretação do termo rural, a partir das diferentes definições e usos no campo das ciências sociais. Posteriormente, revela as potencialidades conceituais para se pensar o rural, abertas pelo estreitamento da distância entre campo e cidade propiciado pelo turismo rural, apresentando o caso de um município da região serrana do Espírito Santo. Optou-se por se trabalhar com panfletos, notícias de jornal e sites, em virtude de serem estes os principais meios de divulgação do turismo rural no contexto estudado, e com entrevistas realizadas junto aos gestores do turismo rural. Verificou-se, a partir do estudo, uma revitalização da sociabilidade local com a intensificação das relações com os turistas. Ademais, a hibridização entre tradição e modernidade, conforto e simplicidade, traduziuse em algo legitimado pelo grupo, revitalizando as relações sociais em nível local. Percebeu-se também que os destinos turísticos eram apresentados à população citadina como lugares protegidos, livres das contaminações e dos problemas da vida urbana.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2013-03-17
Cómo citar
NASCIMENTO, P. F. do; FIÚZA, A. L. de C.; PINTO, N. M. de A. A nova dinâmica campo-cidade revelada pelo turismo rural: o caso de Venda Nova do Imigrante - ES . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 15 Fev., 2013. DOI: 10.14393/RCT81522082. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22082. Acesso em: 25 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Campo-Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.