Reforma agrária e educação do campo no governo Lula

Autores/as

  • Bernardo Mançano Fernandes Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT71417406

Palabras clave:

Reforma agrária, Educação do campo, Governo Lula, Desenvolvimento

Resumen

Reforma agrária e educação do campo são duas das políticas públicas realizadas no governo Lula que criaram polêmicas entre o governo, movimentos camponeses e estudiosos. A polêmica em torno da política de reforma agrária refere-se aos procedimentos de obtenção de terras. O governo Lula priorizou a regularização fundiária em detrimento da desapropriação e parte dos estudiosos não consideram estas terras como reforma agrária. A polêmica em torno da política de Educação do Campo refere-se à criação de cursos de pedagogia, agronomia, geografia, história, jornalismo e direito, em universidades públicas de todo o país, para beneficiários dos projetos de reforma agrária. Estas experiências têm sido debatidas e dividido a sociedade sobre os direitos dos camponeses e indígenas em terem cursos de graduação e de pós-graduação voltados para o desenvolvimento de seus territórios. Neste trabalho, na primeira parte, analisamos as diferentes visões e o debate sobre a polêmica da reforma agrária entre o governo, movimentos e estudiosos, mapeamos os paradigmas e apresentamos os argumentos das diferentes conclusões. Na segunda parte, analisamos a origem do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA, responsável pelos principais avanços das políticas de Educação do Campo, e apresentamos as experiências da última década em diferentes áreas do conhecimento. Demonstraremos detalhadamente os projetos, cursos e produção do conhecimento realizado pelo PRONERA. Estes dois temas trazem novas discussões para a melhor compreensão do desenvolvimento territorial no campo brasileiro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bernardo Mançano Fernandes, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente

Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia. Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA. Pesquisador Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq

Publicado

2012-08-20

Cómo citar

FERNANDES, B. M. Reforma agrária e educação do campo no governo Lula . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71417406. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17406. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos