O perfil de arrecadação do Imposto Territorial Rural nos municípios do EDR de Jaboticabal-SP
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT61213474Palabras clave:
Imposto Territorial Rural, Transferências Constitucionais, Receitas MunicipaisResumen
O trabalho reúne uma análise do perfil de arrecadação e participação do (Imposto Territorial Rural) ITR nos municípios do Escritório de Desenvolvimento Rural (EDR) de Jaboticabal-SP, no período de 1997 a 2003. As análises foram realizadas com base na legislação do Imposto Territorial Rural, estabelecida no ano de 1996. É apresentada neste estudo uma revisão de literatura pautada nos elementos conceituais que envolvem a pesquisa, bem como a disposição de uma base de dados das principais instituições, paulista e federal, no que se refere às informações de cunho territorial, tributário e de nível de atividade econômica agropecuária no estado de São Paulo, incluindo os tratamentos estatísticos dos dados coletados (índice de Gini, índice de evasão). O estudo possibilita identificar a extrema relação entre padrão de uso e ocupação do solo, concentração fundiária e elisão fiscal do Imposto Territorial. O mesmo aponta para a importância de mecanismos de controle, fiscalização do ITR, sobretudo a partir da Lei nº 11.250 de 2005, permitindo aos municípios exercerem, por meio de convênio com a Secretaria da Receita Federal, ações fiscais no âmbito do imposto, de competência federal, que visem coibir práticas de evasão ou elisão fiscal.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2011-08-09
Cómo citar
BOTELHO, A. P.; BRITTO, M.; SOUZA, J. G. de. O perfil de arrecadação do Imposto Territorial Rural nos municípios do EDR de Jaboticabal-SP . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 12 Ago., p. 224–245, 2011. DOI: 10.14393/RCT61213474. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13474. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Campo-Território
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.