AGENTES SOCIALES DE LA PRODUCIÓN DEL ESPACIO RURAL EN EL TERRITORIO DO SISAL - BAHIA, BRASIL

Autores/as

  • Edinusia Moreira Carneiro Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Onildo Araujo da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT5911938

Palabras clave:

Espaço rural, Agentes sociais, Território, Produção do sisal, Organização do espaço

Resumen

Esse artigo apresenta um panorama dos principais agentes que, cotidianamente, fazem e refazem o espaço rural do Território do Sisal no estado da Bahia. Identificamos como a ação de latifundiários, pequenos proprietários de terra, movimentos sociais organizados, sindicatos, Estado, empresas rurais, trabalhadores rurais assalariados, posseiros, meeiros e agregados, resultam numa constante organização e apropriação desigual do espaço rural, sendo essa o reflexo da convergência de interesses diversos que se sobrepõem a partir da cooperação e do conflito, materializando no território o dinâmico processo social de espacialização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edinusia Moreira Carneiro Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Especialização em Geografia do Semi-árido Brasileiro pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2000), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana. Já atuou na docência na área de Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia do Ensino da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Região Sisaleira da Bahia, Território do Sisal, desenvolvimento regional, reorganização espacial, associativismo e movimentos sociais.

Onildo Araujo da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Especialização em Geografia do Semi-árido Brasileiro pela UEFS (2000), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) . Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Recursos Hídricos e Gestão Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da geografia, ensino de geografia e recursos hídricos e ação do Estado no semi-árido baiano. A publicação mais importante é o livro Geografia: Metodologia e Técnicas de Ensino, editado em 2004 pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Publicado

2010-02-26

Cómo citar

SANTOS, E. M. C.; SILVA, O. A. da. AGENTES SOCIALES DE LA PRODUCIÓN DEL ESPACIO RURAL EN EL TERRITORIO DO SISAL - BAHIA, BRASIL. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 9 Fev., p. 71–88, 2010. DOI: 10.14393/RCT5911938. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11938. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos