Agentes sociais de produção do espaço rural no Território do Sisal – Bahia

Autores

  • Edinusia Moreira Carneiro Santos Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Onildo Araujo da Silva Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT5911938

Palavras-chave:

Espaço rural, Agentes sociais, Território, Produção do sisal, Organização do espaço

Resumo

Esse artigo apresenta um panorama dos principais agentes que, cotidianamente, fazem e refazem o espaço rural do Território do Sisal no estado da Bahia. Identificamos como a ação de latifundiários, pequenos proprietários de terra, movimentos sociais organizados, sindicatos, Estado, empresas rurais, trabalhadores rurais assalariados, posseiros, meeiros e agregados, resultam numa constante organização e apropriação desigual do espaço rural, sendo essa o reflexo da convergência de interesses diversos que se sobrepõem a partir da cooperação e do conflito, materializando no território o dinâmico processo social de espacialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edinusia Moreira Carneiro Santos, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Especialização em Geografia do Semi-árido Brasileiro pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2000), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (2002) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2007). Atualmente é Professora Auxiliar da Universidade Estadual de Feira de Santana. Já atuou na docência na área de Metodologia do Trabalho Científico e Metodologia do Ensino da Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Região Sisaleira da Bahia, Território do Sisal, desenvolvimento regional, reorganização espacial, associativismo e movimentos sociais.

Onildo Araujo da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1997), Especialização em Geografia do Semi-árido Brasileiro pela UEFS (2000), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado em Geografia pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha) . Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Feira de Santana. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Recursos Hídricos e Gestão Territorial, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da geografia, ensino de geografia e recursos hídricos e ação do Estado no semi-árido baiano. A publicação mais importante é o livro Geografia: Metodologia e Técnicas de Ensino, editado em 2004 pela Universidade Estadual de Feira de Santana.

Downloads

Publicado

26-02-2010

Como Citar

SANTOS, E. M. C.; SILVA, O. A. da. Agentes sociais de produção do espaço rural no Território do Sisal – Bahia . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 9 Fev., p. 71–88, 2010. DOI: 10.14393/RCT5911938. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11938. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos