Agentes sociais de produção do espaço rural no Território do Sisal – Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT5911938Palavras-chave:
Espaço rural, Agentes sociais, Território, Produção do sisal, Organização do espaçoResumo
Esse artigo apresenta um panorama dos principais agentes que, cotidianamente, fazem e refazem o espaço rural do Território do Sisal no estado da Bahia. Identificamos como a ação de latifundiários, pequenos proprietários de terra, movimentos sociais organizados, sindicatos, Estado, empresas rurais, trabalhadores rurais assalariados, posseiros, meeiros e agregados, resultam numa constante organização e apropriação desigual do espaço rural, sendo essa o reflexo da convergência de interesses diversos que se sobrepõem a partir da cooperação e do conflito, materializando no território o dinâmico processo social de espacialização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
26-02-2010
Como Citar
SANTOS, E. M. C.; SILVA, O. A. da. Agentes sociais de produção do espaço rural no Território do Sisal – Bahia . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 9 Fev., p. 71–88, 2010. DOI: 10.14393/RCT5911938. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11938. Acesso em: 5 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.