Descolonizar a universidade por meio da Investigação Ação Participativa (IAP): alguns caminhos possíveis pela educação sentipensante

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT206079757

Palavras-chave:

pluralismo epistêmico, sentipensar, conhecimento coletivo

Resumo

Este artigo explora a relevância da Investigação Ação Participativa (IAP) em atividades de extensão universitária, a partir do pensamento sentipensante de Orlando Fals Borda. O estudo baseia-se nas práticas do Laboratório Interdisciplinar e Intercultural de Inovações Sociais (Liiis) da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A pesquisa aborda três questões principais: a) a necessidade de repensar ou reformar o pensamento que separa mente, corpo e ambiente na educação universitária brasileira; b) conhecer os aprendizados acerca da construção coletiva do conhecimento por meio da IAP; e c) o potencial da IAP como ferramenta de descolonização na universidade a partir das experiências da extensão. Os resultados demonstram que a aplicação da IAP, em diálogo com povos originários, comunidades tradicionais, estudantes e professores, promoveu uma extensão universitária transformadora, territorializada e comprometida com a vida por meio do diálogo de saberes. Conclui-se que a IAP é uma metodologia pertinente para potencializar o conhecimento coletivo e um caminho viável para descolonizar a universidade brasileira.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcia Regina Ferreira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Graduada em Administração(2000) e mestrado em Administração(2003), ambos realizados na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutorado em Ciências pela UFPR em Desenvolvimento Rural Sustentável. Atuou no Mestrado Interdisciplinar do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável da UFPR /Litoral(2013 a 2018). Atualmente é professora do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT/UFPR- Curitiba), pesquisadora e coordenadora da linha de pesquisa "Políticas Públicas e Sustentabilidade" do Curso de Gestão Pública da UFPR, também é professora do Programa de Pós Graduação de Políticas Públicas (4P/UFPR). Coordena o LIIIS- Laboratório Interdisciplinar e intercultural de Inovações sociais (TGP/SEPT). Possui experiência na área de Gestão em socioeconomia e Educação superior, trabalha em especial, com os seguintes temas: sociologia do desenvolvimento, agroecologia, saberes locais, cultura, trabalho e empreendedorismo, meio territorial, economia social, inovação social, interculturalidade, interseccionalidade, decolonialidade e políticas públicas.

  • Daniel Gustavo Fleig , Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Professor da UFPR. Setor Litoral. Matinhos, PR, Brasil e doutorando no Programa de Pós Graduação em Politicas Públicas da UFPR. 

Referências

CANDAU, V. M. (org). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

CANDAU, V. M. Didática novamente em questão: fazeres-saberes pedagógico em diálogos, insurgências e políticas. In: CANDAU, V. M.; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. (org.). Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petropolis, RJ: Vozes: 2020, p. 33-47.

COLMENARES E., A. M. Investigación-acción participativa: una metodología integradora del conocimiento y la acción. Voces y Silencios-Revista Latinoamericana de Educación, v. 3, n. 1, p. 102-115, 2012. DOI: https://doi.org/10.18175/vys3.1.2012.07

FALS BORDA, O. Aspectos teóricos da pesquisa participante: considerações sobre o significado e o papel da ciência na participação popular. In: BRANDÃO, C. R. (org). Pesquisa Participante. São Paulo: Editora Brasiliense, 1982, p. 42 -62.

FALS BORDA, O.; BRANDÃO, C. R. Investigación Participativa. Montevideo: Ed. de la Banda Oriental, 1987.

FALS BORDA, O. Cómo investigar la realidad para transformarla (1979). In: Una sociología sentipensante para América Latina: Antología Orlando Fals Borda. Bogotá/Buenos Aires: Siglo del Hombre Editores; CLACSO, 2009, p. 253-301.

FERREIRA, M. R.; SILVA, F.; ZANATTA, R. A. F. Da dialogicidade entre universidade e comunidade: um estudo de caso da extensão universitária a partir do exercício da democracia dialógica na pesquisa-ação. Caderno gestão social. v.3, n.1, p.53- 68, jan./jun. 2012.

FERREIRA, M. R. A construção do conhecimento em Ciências Ambientais: contribuições da abordagem decolonial. In: SGUAREZI, S. B. (ed.) Ambiente e Sociedade no Brasil Central: Diálogo Interdisciplinar Regional. 2. ed. São Leopoldo: Oikos; Cáceres: editora UNEMAT, 2019, p. 14-27.

FERREIRA, M. R.; BLASZCYK, A. A sustentação da abordagem decolonial na extensão universitária brasileira por meio das diretrizes legais do Estado. In: COSTA, R. S.; FREITAS, R. R. (org.) Ambiente e Sociedade no Brasil: desafios da zona Costeira e da educação ambiental. Palhoça: Ed. Unisul, 2020, p. 15-33. DOI: https://doi.org/10.19177/978-65-88775-09-7.15-33

FERREIRA, M. R.; SILVERIO, D. G. Reformar o pensamento: a transição paradigmática na universidade e a necessidade da política social do conhecimento para o ecodesenvolvimento In: SILVA, C. D. D.; SANTOS, D. B. (org.). Discussões efetivas sobre a sustentabilidade. Ponta Grossa - PR: Atena Editora, 2021. p. 146-160. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.21921033110

FERREIRA, M. R; PAGLIARO, H. Brechas decoloniais e interculturalidade: por uma universidade “outra”. Revista de Geografias. Dossiê: II Colóquio Geografias fora do eixo e decolonialidade; v. 40 n. 4 (Especial), 2023, p-31-55. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.260665

FERREIRA, M. R.; FLEIG, D. G. Social innovation and “other” knowledges: what does the construction of formal knowledge have to do with it? Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 56, 2024, p. 49–71. DOI: https://doi.org/10.14393/RCT195675450

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GOMEZ, P. B. Sentipensar. In: KOTHARI, A. et al. (org.). Pluriverso: dicionário do pós-desenvolvimento. São Paulo: Elefante, 2021, p. 510-514.

MONCAYO, V. M. (org.). Presentación. Fals Borda: hombre hicotea y sentipensante. In: Una sociología sentipensante para América Latina: Antología Orlando Fals Borda. Bogotá/Buenos Aires: Siglo del Hombre Editores; CLACSO, 2009.

MORIN, A. Saber, ciência e ação. In: MORIN, A; GADOAU, G; POTVIN; G. Saber, ciência, ação. São Paulo: Cortez, 2007, p. 17-33.

MOTA NETO, J. C. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CRV, 2016.

RUFINO, L. Vence-demanda: educação e descolonização. 1. ed. Rio de Janeiro: Mórula, 2021.

SOUZA-LIMA, J. E. Conhecimento ambiental e pluralismo epistemológico: um olhar desde as margens. Curitiba: Ed. UFPR, 2021.

WALSH, C. Interculturalidade Crítica Pedagogia Decolonial: insurgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, V. M. (org). Educação Intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009.

Downloads

Publicado

14.11.2025

Edição

Seção

Edição Especial: Geografias Fora do Eixo: Decolonialidade e Soberanias na América Latina

Como Citar

FERREIRA, Marcia Regina; FLEIG , Daniel Gustavo. Descolonizar a universidade por meio da Investigação Ação Participativa (IAP): alguns caminhos possíveis pela educação sentipensante. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 20, n. 60, p. 294–313, 2025. DOI: 10.14393/RCT206079757. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/79757. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)