Populações locais e hidrelétricas: o caso de duas localidades atingidas pela barragem de Belo Monte, Pará, Brasil

Autores

  • Ricardo Eduardo de Freitas Maia
  • Gutemberg Armando Diniz Guerra Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102027629

Palavras-chave:

Grandes Projetos, Conflitos, Mobilização, Rio Xingu, Amazônia

Resumo

Por meio deste trabalho foi estudada a percepção e a mobilização de famílias das localidades do Ramal dos Penas e São Raimundo Nonato na Volta Grande do Xingu em relação à construção da hidrelétrica de Belo Monte. Foram feitas 15 entrevistas no período compreendido entre os meses de maio e julho de 2012. Do ponto de vista político a mobilização se deu em função do medo das mudanças de perder o espaço de moradia e de produção, das modificações nas relações sociais existentes na área, do controle da produção do alimento. Essa resistência era dos que foram forçados a sair, e os enfrentamentos ao projeto foram solapados fundamentalmente pela rapidez das transformações socioambientais em decorrência do início das obras. O caso apresentado fornece elementos para o debate sobre projetos e investimento que se realizam na Amazônia e que embora violentos pretendem-se  apaziguadores dos conflitos, pregam a inexorabilidade das obras e a naturalização da expropriação das pessoas sob o pretexto do progresso e do bem comum sobrepondo-se a modos de vida e ampliando injustiças sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ricardo Eduardo de Freitas Maia

    Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável (UFPA).

  • Gutemberg Armando Diniz Guerra, Universidade Federal do Pará
    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal da Bahia (1976), Especialista em Desenvolvimento Rural Integrado pela Secretaria de Planejamento e Tecnologia do Estado da Bahia (1984), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1991), doutor em Socio Economia do Desenvolvimento pela

Downloads

Publicado

12.08.2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MAIA, Ricardo Eduardo de Freitas; GUERRA, Gutemberg Armando Diniz. Populações locais e hidrelétricas: o caso de duas localidades atingidas pela barragem de Belo Monte, Pará, Brasil . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 362–392, 2015. DOI: 10.14393/RCT102027629. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27629. Acesso em: 6 dez. 2025.