Manifestações das ruralidades em pequenos municípios gaúchos: o exemplo da Quarta Colônia de Imigração Italiana
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT5911960Mots-clés :
Rural, Urbano, Ruralidades, Quarta Colônia de Imigração ItalianaRésumé
Atualmente muitas são as tentativas de se definir o que é o rural e o que é o urbano no contexto acadêmico. A concepção tradicional do rural como o lugar do atraso e do urbano como o lugar do progresso, não pode mais ser tida como absoluta, pois esses espaços têm passado por profundas transformações. Contudo, ainda é possível encontrar pequenos municípios que devido a presença marcante das ruralidades, podem ser definidos como municípios rurais. É nesse sentido que este artigo pretende identificar as ruralidades presentes em sete pequenos municípios do Rio Grande do Sul. Esses municípios que fazem parte da chamada região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, onde ainda hoje se preservam os costumes dos antepassados que colonizaram a região.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2010-02-26
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
LINDNER, Michele; WANDSCHEER, Elvis Albert Robe. Manifestações das ruralidades em pequenos municípios gaúchos: o exemplo da Quarta Colônia de Imigração Italiana . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 9 Fev., p. 147–165, 2010. DOI: 10.14393/RCT5911960. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11960. Acesso em: 15 déc. 2025.






















