A diversidade do espaço rural e a influência das relações de produção na educação
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT164312Abstract
Resumo
Este artigo objetiva mostrar como a diversidade dentro da categoria Agricultura Familiar pode impactar a educação nas escolas rurais. Para tanto, realizou-se uma caracterização socioespacial das propriedades rurais do distrito de Barranco Alto, do município de Alfenas em Minas Gerais, que é marcadamente composta pelo modo de produção da agricultura familiar. Depois, foram criados quadros mostrando as principais diferenças entre os sete grupos em análise, buscando combinar as informações coletadas e organizadas nos quadros às teorias que tratam a respeito de questões pertinentes aos temas produção, cultura e relações de poder, para depois adentrar ao tema específico de ensino. Embora seja consideravelmente restrito o espaço rural estudado, esse espaço apresenta grande diversidade em suas dinâmicas socioespaciais já que cada sujeito desempenha um papel diferente nessa teia e isso reflete diretamente no ensino, que por vez tem que ser pensado de forma crítica para lançar luz às contradições existentes na sociedade e vivenciadas pelos alunos.
Palavras-chave: Meio Rural. Produção. Diversidade. Relações sociais. Ensino.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.