Facilitating and barries for creat a undertaking of tourism rural under perspective of the short food supply chains
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT112508Abstract
O presente artigo procurou verificar os facilitadores e as dificuldades encontradas pelos produtores rurais ao adotar o sistema de cadeias curtas de comercialização para a venda de produtos agroalimentares produzidos localmente. A comercialização em circuitos curtos compreende transações comerciais com a presença de um ou nenhum intermediário, ou seja, a venda direta. Para atingir o objetivo proposto realizou-se uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi feita no agroturismo Caminho Caipira, Borborema, interior de São Paulo, por meio de um roteiro de entrevistas semiestruturado, aplicado in loco aos três produtores envolvidos na administração do negócio e na produção e comercialização dos produtos. Os resultados mostraram que entre as principais vantagens da adoção de cadeias curtas de comercialização está a otimização do tempo dos produtores, redução de custos com transporte e, ainda, a contribuição na melhoria da sustentabilidade do negócio. Os produtores não identificaram desvantagens nessa modalidade de comercialização.