PURCHASE FOOD PROGRAM (PAA): A COMPARATIVE ANALYSIS OF THE STATES RONDÔNIA AND ACRE
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT81621732Keywords:
Food Acquisition Program, Familiar agriculture, Public politicsAbstract
A agricultura familiar brasileira, nos últimos anos, passou a ter um maior destaque com a criação de várias políticas públicas voltadas especificamente a esse setor. Neste artigo, destacamos o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Por meio desse programa, o Governo Federal passou a adquirir produtos diretamente dos agricultores familiares. O presente estudo teve como objetivo identificar os recursos financeiros aplicados e as modalidades do programa mais utilizadas nos estados de Rondônia e Acre, no período de 2003 a 2008, comparando com os recursos financeiros aplicados e as modalidades utilizadas pelo PAA. A metodologia utilizada foi a bibliográfica documental, realizada por meio de um levantamento documental dos registros feitos pelos órgãos que operacionalizam o programa, com análise qualiquantitativa dos dados. Os resultados demonstram que, apesar do aumento quantitativo de recursos e no número de agricultores familiares beneficiados, os recursos direcionados para os estados de Rondônia e Acre, comparados com os demais estados e regiões do país, foram proporcionalmente baixos ou aquém da necessidade, considerando as características da agricultura familiar dos dois Estados.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-08-19
How to Cite
VALNIER, A.; RICCI, F. PURCHASE FOOD PROGRAM (PAA): A COMPARATIVE ANALYSIS OF THE STATES RONDÔNIA AND ACRE. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 16 Ago., p. 198–228, 2013. DOI: 10.14393/RCT81621732. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/21732. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.