THE WORLD LIVED ON THE BAGRES'COMMUNITY IN THE MUNICIPALITY OF VAZANTE(MINAS GERAIS, BRAZIL) BETWEEN 1930 AND 1980
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT71413749Keywords:
Comunidade dos Bagres, Camponeses, Mercado, CulturaAbstract
O trabalho analisa, inicialmente, o modo de vida dos negros da comunidade dos Bagres, localizada no município de Vazante-MG, de forma que compreendêssemos como descendentes de escravos vieram a se tornar proprietários de terras. A propriedade da terra deu-lhes a condição de sedentários, não sendo necessários constantes deslocamentos em busca de terras cultiváveis. Tendo a terra como base de sua reprodução, os negros desenvolveram os seus meios de vida de acordo com as necessidades e possibilidades de seu tempo. A produção camponesa de subsistência na comunidade dos Bagres dava-se de acordo com a utilização da mão-de-obra familiar e com a eventual solidariedade de vizinhos na forma de mutirão; mas também de modo que se observassem os ciclos da natureza, que marcavam épocas de fartura na produção e épocas em que passavam por privações. O estado atual de intenso parcelamento das propriedades na comunidade dos Bagres mostra que a herança, como instituição contraditória, ao garantir o direito à terra aos herdeiros, promove a sua fragmentação.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2012-08-20
How to Cite
OLIVEIRA, P. M. de; SANTOS, R. J. THE WORLD LIVED ON THE BAGRES’COMMUNITY IN THE MUNICIPALITY OF VAZANTE(MINAS GERAIS, BRAZIL) BETWEEN 1930 AND 1980. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71413749. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13749. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.