The characteristics of fish farming in Ariquemes Region, in Rondônia State, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT102027341Keywords:
Gestão, Desenvolvimento Regional, Piscicultura, Região de AriquemesAbstract
O presente estudo tem como escopo a caracterização da piscicultura na região de Ariquemes, no estado de Rondônia. A elaboração foi subsidiada por método de natureza qualitativa, e os dados foram tratados qualitativa e quantitativamente. Buscou-se identificar as características das diversas atividades piscicultoras na região e, pela análise das interações entre os diferentes atores do processo, apurou-se o potencial da atividade para o desenvolvimento da área. Os resultados conduziram ao entendimento de que uma parcela dos agentes econômicos envolvidos na atividade provieram de outras atividades econômicas, foi também detectada que a presença de agentes de financiamento são desejados e desejáveis pelos piscicultores da região, de modo que, havendo linhas de crédito apropriadas, estas serão utilizadas de modo crescente; como resultados verificados, há a percepção de que o estado é demandado quanto às suas responsabilidades de gestão pública, a falta de programas de mão de obra técnica oferece impacto sobre a qualidade da força de trabalho, os modais logísticos impactam sobre a visão de futuro dos piscicultores da região.Downloads
Downloads
Published
2015-08-12
Issue
Section
Artigos
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
How to Cite
COSTA, André Luis Saoncela da; RODRIGUES, Marilsa de Sá; RICCI, Fabio. The characteristics of fish farming in Ariquemes Region, in Rondônia State, Brazil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 512–537, 2015. DOI: 10.14393/RCT102027341. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27341. Acesso em: 17 jul. 2025.