Approaches on the territory and the territoriality of sertanejas communities of the Chapada das Mesas Savanna / MA, Brazil

Authors

  • Ana Rosa Marques Universidade Estadual do Maranhão
  • Maria Lídia Bueno Fernandes Universidade de Brasília
  • José Fernando Rodrigues Bezerra Universidade Estadual do Maranhão
  • Quésia Duarte Silva Universidade Estadual do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91926087

Keywords:

National Park Chapada das Mesas, Territory, Territoriality, Country-Culture, Savana

Abstract

Este trabalho apresenta reflexões acerca das transformações que ocorrem no sertão sul do Estado do Maranhão, município de Carolina e seu entorno. Aborda aspectos do universo cultural das populações que habitam aquele território, bem como sua relação com o meio natural. Apresenta o grupo humano tradicional - o sertanejo - que desenvolve o seu modo de vida por meio da roça para subsistência, da extração de recursos naturais do cerrado, e do trabalho com a criação de gado no sistema extensivo. Analisa a territorialidade do sertanejo impressa na paisagem por meio de sua cultura e de sua intensa convivência com o ambiente. O trabalho buscou desvelar a forma como esse grupo apropria-se do espaço e o transforma. Entretanto, este modo de vida e o meio natural são impactados na atualidade em virtude da modernização dos processos de produção relacionados ao agronegócio e da implantação do PNCM (Parque Nacional da Chapada das Mesas). Os procedimentos metodológicos seguiram uma abordagem predominantemente qualitativa. Foi constatado que o modo de vida da comunidade é tradicional e ocorre basicamente da mesma forma com que seus antecessores, também habitantes da região, viviam e percebiam o ambiente, seja na forma de construção de suas casas, no preparo dos alimentos, das suas crenças, das suas atividades de subsistência, provocando pouca alteração na paisagem natural. Espera-se contribuir com o conhecimento e a valorização dessa cultura subsidiando as políticas de ordenamento territorial que estão em desenvolvimento nesta região.

Downloads

Author Biographies

  • Ana Rosa Marques, Universidade Estadual do Maranhão

    Professora Doutora Departamento de História e Geografia

  • Maria Lídia Bueno Fernandes, Universidade de Brasília

    Professora Doutora

  • José Fernando Rodrigues Bezerra, Universidade Estadual do Maranhão

    Professor Doutor

  • Quésia Duarte Silva, Universidade Estadual do Maranhão
    Sou professora do Departamento de História e Geografia, vinculada ao Curso de Geografia. Tenho trabalhado com as matérias Geomorfologia, Geografia Física do Brasil Geografia Física do Maranhão. Desenvolvo pesquisas na área de mapeamento geomorfológico, estudos em bacias hidrográficas e análise de áreas de risco à enchentes e inundações.

Published

2014-10-30

Issue

Section

Artigos

How to Cite

MARQUES, Ana Rosa; FERNANDES, Maria Lídia Bueno; BEZERRA, José Fernando Rodrigues; SILVA, Quésia Duarte. Approaches on the territory and the territoriality of sertanejas communities of the Chapada das Mesas Savanna / MA, Brazil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 472–507, 2014. DOI: 10.14393/RCT91926087. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26087. Acesso em: 18 jul. 2025.