Notas Sinóticas sobre o Jubileu de Prata do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT205876221

Palavras-chave:

Educação no Campo, campesinato, políticas públicas

Resumo

Este texto é uma breve análise – a partir de uma abordagem dialética – sobre o legado, principais entraves e perspectivas do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) ao completar 25 anos de promulgação. Trata-se de um esforço teórico que tem o escopo de fomentar o debate acerca do legado do programa, bem como sobre os próximos e necessários passos rumo ao aprimoramento, expansão e uma maior efetividade desta importante política pública educacional e agrária.

 

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Biografia do Autor

  • Journei Pereira dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

    Professor Colaborador da Graduação - EaD do Centro Universitário Alves Faria, Goiânia, GO; Professor da Pós-Graduação - EaD do Instituto Brasileiro de Ciências Florestais, São Paulo, SP. Mestre em Ciências Agrárias e Bacharel em Engenharia Florestal pela UFRB. 

  • Lucílio Matos Linhares, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

    Técnico Educacional do IFMS, Nova Andradina, MS. Mestre em Entomologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal da Grande Dourados, Bacharel em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Licenciado em Biologia e em Pedagogia.

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Publicado

23.05.2025

Edição

Seção

Notas

Como Citar

SANTOS, Journei Pereira dos; LINHARES, Lucílio Matos. Notas Sinóticas sobre o Jubileu de Prata do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 20, n. 58, p. 1–14, 2025. DOI: 10.14393/RCT205876221. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/76221. Acesso em: 14 jul. 2025.