Financeirização da agricultura e renda da terra

as megaempresas argentinas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195775055

Palavras-chave:

financeirização da agricultura, renda da terra, megaempresas argentinas

Resumo

O início do século XXI foi marcado pela presença ainda mais significativa do capital financeiro na agricultura e no mercado de terras mundial. As inversões destinaram-se a países de dinamismo agrícola e com a disponibilidade de espaços para a expansão da produção intensiva de commodities como o Brasil e a Argentina. Os investimentos não se restringiram aos tradicionais movimentos Norte-Sul, incluíram também inversões cruzadas entre países do Sul Global, como no caso sul-americano. Este artigo analisa a gênese e as estratégias transfronteiriças de acumulação da empresa argentina Cresud e de sua filial brasileira, a Brasilagro. Além de revisão bibliográfica, foram levantados dados primários por meio de entrevistas semiestruturadas e secundários em relatórios corporativos das empresas analisadas. O artigo revela como a associação entre megaempresas argentinas e o capital financeiro possibilitou uma expansão territorial, com movimentos transfronteiriças, assim como estreitou as lógicas de apropriação e especulação entre o imobiliário urbano e agrícola. Enfatiza também como a financeirização é um dinâmica inerente ao desenvolvimento capitalista ao demonstrar a indissociabilidade entre o capital rentista e produtivo, assim como a busca pela transformação da terra em ativo financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Frederico, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Rio Claro, São Paulo

Geógrafo, professor doutor do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências e Ciências Exatas, da Unesp-Rio Claro.

Rodrigo Cavalcanti do Nascimento, Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Rio Claro, São Paulo

Doutor em Geografia pela Unesp com pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP).

Downloads

Publicado

27-11-2024

Como Citar

FREDERICO, S.; NASCIMENTO, R. C. do. Financeirização da agricultura e renda da terra: as megaempresas argentinas no Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 57, p. 44–80, 2024. DOI: 10.14393/RCT195775055. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/75055. Acesso em: 28 nov. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial "Apropriação, controle e estrangeirização da terra na América do Sul: uma análise dos atores regionais"