A Pedagogia da Alternância
trabalho de base e pesquisa participante
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT195371520Palavras-chave:
Educação Popular, Educação do Campo, Escola Família AgrícolaResumo
Partindo do desafio em consolidar uma base social visando a sustentação da Escola Família Agrícola Regional (EFAR), localizada em Brotas de Macaúbas/BA, e tomando a Pedagogia da Alternância como base de análise, se reflete como o trabalho de base e a pesquisa participante intensificam a potencialidade de transformação social decorrente da ação educativa da própria escola. Queremos demonstrar que os espaços/tempos formativos, escola e comunidade, prescritos na própria Pedagogia da Alternância, são potencializados com a associação da ação educativa como um trabalho de base nos moldes da educação popular. Também queremos demonstrar como a pedagogia da alternância dialoga com a pesquisa participante, aprofundando os conhecimentos sobre as realidades dos educandos. Para tanto, buscamos contextualizar a formação social em Brotas de Macaúbas em meio a conjuntura brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.