Mundo rural e catolicismo santoral na Pesquisa Participante de Carlos Rodrigues Brandão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195371482

Palavras-chave:

Carlos Rodrigues Brandão, catolicismo santoral, mundo rural, Pesquisa Participante, religiosidade popular

Resumo

Este artigo busca recobrir alguns aspectos centrais da pesquisa participante desenvolvida por Carlos Rodrigues Brandão junto a comunidades rurais no interior dos estados de Goiás, São Paulo e Minas Gerais. Trata-se de relacionar a sua biografia a algumas investigações de campo acerca das celebrações do catolicismo popular e das relações de vida e trabalho no mundo rural. A partir de um recorte epistemológico interdisciplinar, entre a geografia, a antropologia e as ciências da religião, busca-se apreender como a relação sociedade-natureza e seus tempos e espaços se alteraram com o processo de urbanização e industrialização que se intensifica a partir da década de 1960 no país e vai se desdobrando até os moldes atuais.  A trajetória intelectual de Brandão se inicia nessa época e envolve pesquisas de campo sobre as práticas mítico-rituais do catolicismo santoral, tais como as Folias de Reis e as festas em homenagem a santos de devoção dos negros. Nesse período, Brandão também esteve envolvido com os movimentos sociais voltados às causas dos oprimidos e com as iniciativas de educação popular – sempre privilegiando os sujeitos do campo, do interior, cuja relação com o lugar e com a terra escapam da lógica impositiva ocidentalocêntrica, com seu binômio competência-concorrência, e apresenta uma resistência rústica peculiar cujos rituais festivos se baseiam na lógica da reciprocidade, com seu binômio dar-receber. Para dimensionar essa discussão, foi realizada uma revisão bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Santos Horta, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP)

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), possui mestrado em História Social também pela USP e doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCLAR/UNESP).

Downloads

Publicado

14-04-2024

Como Citar

AMARO, F. R.; HORTA, A. P. S. Mundo rural e catolicismo santoral na Pesquisa Participante de Carlos Rodrigues Brandão. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 53, p. 178–198, 2024. DOI: 10.14393/RCT195371482. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/71482. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Trabalho de Campo e a Pesquisa Participante: a contribuição de Carlos Rodrigues Brandão