Modelos conceituais de sistemas agroflorestais agroecológicos
uma criação orientada pela ciência aplicada e materializada sob a prática de campo e a transversalidade de saberes
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT195371468Palavras-chave:
Semiárido brasileiro, agricultura familiar sustentável, recursos naturais, recuperação ambiental, modelagem conceitualResumo
O atual momento apela por novos paradigmas que ajudem a sociedade a redirecionar sua rota rumo à melhoria da qualidade de vida associadamente à melhoria da qualidade ambiental. Os Sistemas Agroflorestais (SAF’) agroecológicos são uma tecnologia que além de promover uma agricultura sustentável tem o reconhecido potencial de preservar o meio ambiente. O artigo discute a criação dos Modelos Conceituais de SAF’s agroecológicos - instrumentos da informação que integram práticas de sustentabilidade na agropecuária e ações estratégicas para o alcance de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados - e podem ser usados por agricultores familiares e instituições que atuam na agricultura familiar a fim de auxiliá-los em seus processos de implantação, manejo e gestão de SAF’s. Em face do exposto, evidenciam-se a metodologia puramente científica e a transversalidade de saberes dos agricultores agrofloresteiros na criação dos Modelos Conceituais, com notoriedade à importância do Trabalho de Campo e da Pesquisa Participante, aos quais integram-se perspectivas de Carlos Rodrigues Brandão, tanto à discussão destas técnicas quanto às análises e reflexões de constituintes do mundo rural que os Modelos Conceituais abrangem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.