A importância da pesquisa e da educ-ação em solos na constituição de territórios rurais
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT185171085Palavras-chave:
pesquisa, educação, extensão, solos, territórioResumo
Os solos constituem um componente essencial ao desenvolvimento e manutenção do ambiente e da vida humana, sobretudo, ao se considerar os territórios rurais. Nestes, os solos representam o meio no qual é possível cultivar os alimentos por meio da agricultura e garantir a reprodução da vida. Assim, buscamos abordar a importância da integração entre as atividades de pesquisa, ação (extensão) e educação em solos para a conquista de territórios rurais saudáveis. Adotamos uma metodologia qualitativa de investigação que envolveu a revisão bibliográfica narrativa da literatura. E a integração entre a leitura e reflexão interpretativa acerca das discussões e temas definidos na pesquisa, e a observação empírica em atividades de campo em áreas rurais, para captar as particularidades das relações cotidianas entre os indivíduos e os solos. Os resultados revelaram que a integração entre pesquisa, educação e ação (extensão) em solos apontam alternativas para a constituição de territórios rurais mais saudáveis e ecológicos, preservando o ambiente, seus saberes e tradições. A integração entre pesquisa, educação e ação em solos mostra-se crucial para o desenvolvimento sustentável de territórios rurais, com a participação ativa das comunidades na conservação do ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.