A relação rural-urbano e o abastecimento alimentar

da dicotomia à indissociabilidade

Autores

  • Valmir José de Oliveira Valério Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT, UNESP, campus de Presidente Prudente/SP. https://orcid.org/0000-0002-3540-7754

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT184967003

Palavras-chave:

Dinâmicas espaciais, Abordagem setorial, Abordagem territorial, Segurança alimentar, Soberania alimentar

Resumo

O abastecimento alimentar se realiza na conjunção de formas diferenciadas do espaço, nas quais rural e urbano expressam distintas possibilidades de relação. A especificidade de tais relações pode ser identificada por meio do caráter predominante nas políticas e ações que as definem, setorial ou territorial. Essa definição é de grande importância para analisar os interesses subentendidos à produção e distribuição de alimentos em um determinado espaço e tempo, pois demarca a relação espacial estabelecida como hegemônica. Nesse contexto, este artigo tem por objetivo refletir acerca da relação entre as dinâmicas rural e urbana na consolidação do abastecimento alimentar, tendo em vista as abordagens setorial e territorial. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com destaque para as abordagens setorial e territorial, a relação rural-urbano e os conceitos de segurança e soberania alimentar. Enquanto o enfoque setorial separa o rural do urbano, impondo o atravessador como passagem obrigatória para o encontro entre produtores e consumidores, a abordagem territorial permite pensar uma relação contraditória e integrada, na qual se destacam propostas alternativas de produção e distribuição local e regional de alimentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valmir José de Oliveira Valério, Faculdade de Ciências e Tecnologia - FCT, UNESP, campus de Presidente Prudente/SP.

Professor, Geógrafo e Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista, UNESP, campus de Presidente Prudente. Membro do Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGeT). Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA). Parecerista da Revista Nera. Coordenador do periódico eletrônico Boletim DATALUTA.

Downloads

Publicado

27-04-2023

Como Citar

VALÉRIO, V. J. de O. A relação rural-urbano e o abastecimento alimentar: da dicotomia à indissociabilidade . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 18, n. 49, p. 241–259, 2023. DOI: 10.14393/RCT184967003. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/67003. Acesso em: 22 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)