Participação da agricultura familiar no Programa Nacional da Alimentação Escolar durante a pandemia da COVID-19 em municípios do estado de Goiás

Autores

  • Emanuel Jeremias Ramalho da Silva Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Graciella Corcioli Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Fabiana Thomé da Cruz Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174866677

Palavras-chave:

COVID-19, PNAE, Alimentação escolar, Território do Rio Vermelho, Desenvolvimento rural

Resumo

O presente estudo se dedica a analisar a participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) em municípios da Microrregião do Rio Vermelho, no estado de Goiás, no primeiro ano de pandemia da COVID-19. O estudo se deu em sete municípios: Araguapaz-GO, Aruanã-GO, Britânia-GO, Faina-GO, Goiás-GO, Matrinchã-GO e Santa Fé de Goiás-GO. Foi verificado que houve uma queda na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura em todos os municípios analisados, com destaque para o município de Goiás-GO que não adquiriu qualquer valor da agricultura familiar, muito embora seja o que detém o maior volume de recursos repassados e onde estão localizados boa parte da agricultura familiar da região. Diante do estudo apresentado, apurou-se, ainda, que houve aumento nos recursos repassados pelo FNDE em 2020. A participação, antes e durante a pandemia, se deu de forma majoritária de agricultores familiares individuais, com exceção do município de Goiás-GO que, em 2019, contratou exclusivamente de grupos formais. A partir do estudo aprofundado do período pandêmico, verificou-se que a agricultura familiar esteve vulnerável à falta de gestão eficiente do PNAE, o que pode indicar ausência de planejamento de compras institucionais sólido e bem articulado com a agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuel Jeremias Ramalho da Silva, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutorando em Agronegócio (PPGAGRO/UFG). Professor Substituto na Faculdade de Direito da UFG.

Graciella Corcioli, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2003), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2006) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2013). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás nas disciplinas de Sociologia Rural e Políticas de Desenvolvimento Rural. Possui experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura Familiar, Extensão Rural e Nutrição Mineral de Plantas.

Fabiana Thomé da Cruz, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005), mestrado em Agroecossistemas, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007), doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012), tendo realizado estágio de doutoramento na Cardiff School of City and Regional Planning, Cardiff University (CPLAN, 2010-2011). Possui pós-doutorado em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora adjunta na Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (EA/UFG), professora no Programa de Pós-Graduação em Agronegócio (PPGAGRO/UFG) e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento (PGDR/UFRGS). Tem se dedicado a pesquisas relacionadas à agricultura familiar e ao desenvolvimento rural, especialmente no que diz respeito ao debate sobre qualidade dos alimentos tradicionais, agroindústrias familiares, inserção em mercados formais, segurança alimentar e nutricional e sistemas alimentares sustentáveis.

Downloads

Publicado

03-02-2023

Como Citar

SILVA, E. J. R. da; CORCIOLI, G.; CRUZ, F. T. da. Participação da agricultura familiar no Programa Nacional da Alimentação Escolar durante a pandemia da COVID-19 em municípios do estado de Goiás . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 48, p. 217–235, 2023. DOI: 10.14393/RCT174866677. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/66677. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos