A educação do trabalhador rural
aspecto socioeducacional no/do camponês no território agrário
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT174866484Palavras-chave:
Sociologia Rural, Diálogo, Educação, Camponês, Trabalhador RuralResumo
Este relato aborda sobre a construção do conhecimento sociológico pautado no diálogo, visto que, é necessário a partir de uma multiplicidade e interdisciplinaridade de saberes permanentemente, e que desafia o pesquisador o tempo todo frente os contextos sociais, impulsionando-o a elaborar modos e leituras contextualizadas com a realidade no/do Campo. Partindo desse pressuposto é importante esclarecer que por meio das indagações fez-se necessário a construção dessa pesquisa. Qual o papel desempenhado pelos movimentos sociais na construção da educação do e no campo? E quais os desafios existem frente uma educação contextualizada às realidades do homem do campo? Objetivo da pesquisa é discutir a educação camponesa numa perspectiva de aprendizagem dialogada e significativa. O presente estudo tem caráter bibliográfico e documental, fruto das aulas de sociologia rural do Mestrado em Extensão Rural da Universidade do Vale do São Francisco, analisa as contribuições das políticas educacionais referente a comunidade no/do Campo. O estudo mostra a relevância dessa discussão diante o direito à educação garantido em Lei na Constituição Federal -CF de 1988, fazendo-se valer também para a população no meio rural. O presente texto propôs por meio dos diálogos, aspectos como: as políticas públicas educacionais e a necessidade de pensar e repensar a escola, em especial a escola no/do Campo. Ajudará futuros pesquisadores no uso de uma metodologia a parir do pensamento coletivo sem discriminar, a fim de, contextualizar a sociologia rural significativa e participativa para o camponês.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.