A educação do trabalhador rural

aspecto socioeducacional no/do camponês no território agrário

Autores

  • Gelza Araujo Lacerda Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Fabiana Pionório Tôrres Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • José Eudes Alves Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Denes Dantas Vieira Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174866484

Palavras-chave:

Sociologia Rural, Diálogo, Educação, Camponês, Trabalhador Rural

Resumo

Este relato aborda sobre a construção do conhecimento sociológico pautado no diálogo, visto que, é necessário a partir de uma multiplicidade e interdisciplinaridade de saberes permanentemente, e que desafia o pesquisador o tempo todo frente os contextos sociais, impulsionando-o a elaborar modos e leituras contextualizadas com a realidade no/do Campo. Partindo desse pressuposto é importante esclarecer que por meio das indagações fez-se necessário a construção dessa pesquisa.  Qual o papel desempenhado pelos movimentos sociais na construção da educação do e no campo? E quais os desafios existem frente uma educação contextualizada às realidades do homem do campo? Objetivo da pesquisa é discutir a educação camponesa numa perspectiva de aprendizagem dialogada e significativa. O presente estudo tem caráter bibliográfico e documental, fruto das aulas de sociologia rural do Mestrado em Extensão Rural da Universidade do Vale do São Francisco, analisa as contribuições das políticas educacionais referente a comunidade no/do Campo. O estudo mostra a relevância dessa discussão diante o direito à educação garantido em Lei na Constituição Federal -CF de 1988, fazendo-se valer também para a população no meio rural. O presente texto propôs por meio dos diálogos, aspectos como: as políticas públicas educacionais e a necessidade de pensar e repensar a escola, em especial a escola no/do Campo. Ajudará futuros pesquisadores no uso de uma metodologia a parir do pensamento coletivo sem discriminar, a fim de, contextualizar a sociologia rural significativa e participativa para o camponês.

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Publicado

28-11-2022

Como Citar

LACERDA, G. A.; TÔRRES , F. P.; ALVES, J. E.; VIEIRA, D. D. A educação do trabalhador rural: aspecto socioeducacional no/do camponês no território agrário. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 48, p. 1–11, 2022. DOI: 10.14393/RCT174866484. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/66484. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência

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