Questão de Gênero

as mulheres e LGBTs no campo, ações de enfrentamento a COVID-19

Autores

  • Noeli Welter Taborda Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho
  • Carlos Magno Soeiro Mendonça Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho https://orcid.org/0000-0003-4062-0688

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174710

Resumo

O presente texto teve como objetivo identificar como as mulheres e as LGBTs do campo, em sua diversidade, realizaram ações de enfrentamento a COVID-19, tendo como principais fundamentos o feminismo camponês popular e as relações de gênero, reinventando suas formas de luta. Os procedimentos metodológicos estão fundamentados na pesquisa militante, que orienta para uma ação transformadora, articulando ativamente pesquisadoras (es) e movimentos sociais. Dentre os principais resultados e reflexões, os debates partem da concepção de uma sociedade capitalista, patriarcal, racista, xenofóbica e LGBTfóbica. As ações de luta e resistência, se efetivaram nas campanhas de solidariedade, denúncias das ações negacionistas e genocidas do Governo Federal. A luta pelos PLs 735/2020 e 823/2021, as jornadas nacionais e internacionais, a defesa do SUS, o plantio de árvores, a forma de se reorganizar e a reinvenção no uso das redes sociais para se manter conectadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noeli Welter Taborda, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho

Mestranda do Curso de Geografia no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe (UNESP) da Universidade Estadual Paulista - SP; Militante do MMC.

Carlos Magno Soeiro Mendonça, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho

Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - Universidade Estadual Paulista – UNESP – Presidente Prudente – SP.  Graduado em Pedagogia da Terra pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. LGBT Sem Terra, militante do MST – MA.

Downloads

Publicado

04-10-2022

Como Citar

WELTER TABORDA, N.; SOEIRO MENDONÇA, C. M. Questão de Gênero: as mulheres e LGBTs no campo, ações de enfrentamento a COVID-19. Revista Campo-Território, Uberlândia-MG, v. 17, n. 47 Out., p. 207–231, 2022. DOI: 10.14393/RCT174710. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/66093. Acesso em: 29 nov. 2022.