Dinâmica recente do complexo soja-carne Brasil-China no contexto do Cone Sul

Autores

  • Fabiano Escher Programa Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ) https://orcid.org/0000-0001-6082-259X
  • Valdemar João Wesz Junior Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) https://orcid.org/0000-0002-8154-7088

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174606

Palavras-chave:

Mercado agroalimentar, Produção e exportação de soja, COFCO

Resumo

O ressurgimento da China como grande potência comercial, financeira, tecnológica e geopolítica no início do século XXI tem impactado fortemente o Cone Sul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). O objetivo desse artigo é traçar uma avaliação sintética dos resultados e perspectivas das relações agroalimentares entre Brasil e China no contexto do Cone Sul, aprofundando na atuação da COFCO no mercado de soja na região. Para tanto, é realizada uma revisão na literatura internacional especializada e em estatísticas oficiais da China, Brasil, Paraguai, Uruguai e Estados Unidos. Os resultados apontam que a China tem construídos e mantido estratégias assertivas, mas flexíveis, para aumentar a verticialização e o controle “direto” do complexo soja a partir dos principais territórios produtores, como o Brasil e os demais países do Cone Sul. COFCO, uma empresa estatal chinesa, é o principal exemplo nesta direção, que expandiu e conquistou de maneira extremamente rápida importantes posições na região, consolidando-se entre os principais exportadores agroalimentares, sobretudo no mercado da soja.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Escher, Programa Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ)

Doutor em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com doutorado sanduíche no College of Humanities and Development Studies (COHD) da China Agricultural University (CAU). Mestre em Desenvolvimento Rural pelo PGDR/UFRGS. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Pós-Doutorado pelo Programa Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (INCT PPED) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2017). Pós-Doutorado no COHD/CAU, Beijing, China (2019). Atualmente é pesquisador no CPDA/UFRRJ pelo Programa Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ. Atuou como tutor no curso de Graduação em Planejamento e Gestão do Desenvolvimento Rural (PLAGEDER/UFRGS/UAB). Atuou como pesquisador no Projeto Multidimensional para Análise dos Dados do Novo Censo Agropecuário 2006, numa parceria entre o PGDR/UFRGS e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Atuou como professor na Especialização em Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI). Atuou como professor no curso de Administração do Centro de Ensino Superior do Realiza (CESREAL). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS), do Grupo de Pesquisas Mercados, Redes e Valores (MRV/UFRRJ), do Grupo de Pesquisas BRICS Initiative for Critical Agrarian Studies (BICAS/Interinstitucional) e do Grupo de Estudos sobre Mudanças Sociais, Agronegócio e Políticas Públicas (GEMAP/UFRRJ). Possui experiência e interesse nas áreas de Economia Política, Economia Institucional, Sociologia Econômica, Desenvolvimento Socioeconômico, Desenvolvimento Rural, Agricultura Familiar, Sistema Agroalimentar, China contemporânea e BRICS.

Valdemar João Wesz Junior, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ), com estágio sanduíche na Universidade de Bolonha (Itália), no doutorado de Economia e Estatística Agroalimentar. Graduado em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), no curso de Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Está vinculado ao Observatório de Políticas Públicas para Agricultura (OPPA/CPDA/UFRRJ). Tem experiência na área de Economia e Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, políticas públicas, desenvolvimento rural, transformações agrárias, mercados agroalimentares, cadeia produtiva da soja e estratégias empresariais.

Downloads

Publicado

06-09-2022

Como Citar

ESCHER, F.; WESZ JUNIOR, V. J. Dinâmica recente do complexo soja-carne Brasil-China no contexto do Cone Sul. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 46 Ago., p. 131–151, 2022. DOI: 10.14393/RCT174606. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/65826. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)