Pela conquista de direitos e efetivação de projetos

os motivos que dão movimento às lutas do campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164206

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as reivindicações da luta pela terra a partir das manifestações promovidas pelos movimentos socioterritoriais no estado de Minas Gerais, considerando os espaços apropriados pelos manifestantes e também os grupos envolvidos. Para o estudo, são utilizados os registros coletados e sistematizados em bancos de dados referentes aos conflitos no campo e ao processo de luta pela terra no Brasil, especificamente o Banco de Dados da Luta pela Terra - DATALUTA, além de entrevistas junto a dois integrantes de movimentos socioterritoriais. As questões abordadas neste trabalho indicam que estes sujeitos se organizam, unem forças e se articulam pautados na experiência do cotidiano e na formação política, sendo a pressão popular um meio fundamental para se alcançar as mudanças propostas para o campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Borges Victor, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutoranda em Geografia, pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia - UFU. Laboratório de Geografia Agrária - LAGEA/UFU.

Downloads

Publicado

28-10-2021

Como Citar

VICTOR, F. B. Pela conquista de direitos e efetivação de projetos: os motivos que dão movimento às lutas do campo. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 42 Out., p. 145–167, 2021. DOI: 10.14393/RCT164206. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/63760. Acesso em: 14 set. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial - REDE DATALUTA

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)