O território-região afrocolombiano

história e formação social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164401

Resumo

O litoral do Pacífico Colombiano, conhecido também como Chocó biogeográfico, é uma região historicamente ocupada por comunidades afrocolombianas que se formaram desde o século XVI e mantiveram seus modos de vida tradicionais através da prática da agricultura, pesca e extrativismo. Ao longo do século XX a região foi alvo de alguns processos de intervenções por parte do governo colombiano com a tentativa de integrar a região, isolada do resto do país, através de ações permeadas pelo discurso de desenvolvimento. Muitas dessas ações causaram conflitos socioambientais e territoriais com as comunidades negras e indígenas lá estabelecidas. Frente a esses processos, houve uma resistência das comunidades que passaram a reivindicar seus territórios, culminando na promulgação da Lei 70 de 1993, que titulou as terras baldias para uso e posse dos Conselhos Comunitários Afrocolombianos. Dessa forma, objetivamos analisar esse processo de formação do território afrocolombiano e discutir como ele foi colocado em disputa, culminando na criação da Lei 70 em 1993 que trouxe a titulação coletiva do território.

Palavras-chave: Chocó. Afrocolombianos. Território. Territorialidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dorival Bonfá Neto, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo, Programa de pós-graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP), São Paulo, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

20-04-2022

Como Citar

BONFÁ NETO, D. O território-região afrocolombiano: história e formação social. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 44 Abr., p. 01–25, 2022. DOI: 10.14393/RCT164401. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/63283. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos