Implicação socioambiental do agronegócio no Brasil

a necessidade da agroecologia como alternativa viável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174417

Resumo

O agronegócio se apresenta em pleno desenvolvimento no Brasil, ocupando posição de destaque na produção e exportação de produtos agrícolas, como implicação o país ocupa, há mais de uma década, o primeiro lugar em consumo de agrotóxico. O modelo de agricultura praticado de forma predatória tem impactos adversos sobre o meio ambiente e na saúde humana, ocasionando contaminação do solo e da água, perda da biodiversidade, intoxicações e mortes. Desse modo, o objetivo deste artigo é discutir as principais questões da expansão do agronegócio no Brasil e os seus impactos socioambientais. Por outro lado, a agroecologia se apresenta como possibilidade de mudança de paradigma desse modelo de produção agrícola praticado. Essa breve revisão oferece considerações que contextualizam a necessidade de integração do crescimento econômico com a promoção do desenvolvimento social e ambiental, no tocante ao agronegócio brasileiro, sendo dever do Estado efetivar ações que conciliem essas dimensões. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Thaynã Farias Cavalcanti, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio ambiente na Rede PRODEMA na Universidade Federal de Pernambuco, mestra em Agroecologia e Desenvolvimento Rural na Universidade Federal de São Carlos, graduanda em licenciatura em Geografia na Universidade Estadual da Paraíba e Graduada no curso de bacharelado em Agroecologia na Universidade Estadual da Paraíba. 

Gilberto Gonçalves Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ecologia na Naturwisenschaftlich pela Technische Universität Carolo Wilhelmina Brauschweig, mestre em Ecologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Licenciatura em Ciências Biológicas na Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Associado I do Departamento de Zoologia, Centro de Biociências da Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

04-07-2022

Como Citar

Farias Cavalcanti, N. T. ., & Rodrigues, G. G. . (2022). Implicação socioambiental do agronegócio no Brasil: a necessidade da agroecologia como alternativa viável. Campo-Território: Revista De Geografia Agrária, 17(44 Abr.), 364–388. https://doi.org/10.14393/RCT174417

Edição

Seção

Artigos