Produção integrada e segurança alimentar nas vilas produtivas rurais do projeto de integração do Rio São Francisco, vila produtiva Quixeramobim no município de São José de Piranhas – Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT164114Resumo
A reinserção socioprodutiva das famílias reassentadas pelo Projeto de Transposição do Rio São Francisco – PISF, é um dos grandes desafios enfrentados nas Vilas Produtivas Rurais do projeto. O objetivo desse artigo é apresentar a experiência de uma família na vila produtiva Quixeramobim no município de São Jose de Piranhas – PB, que desenvolve em seu quintal produtivo praticas agroecológicas de produção, na perspectiva da segurança alimentar e geração de renda. No contexto do semiárido nordestino, o Programa Básico Ambiental (PBA 08), desenvolvido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional – MDA, propôs processos sociais locais que contribuíssem com a segurança alimentar, geração de ocupação e renda e autonomia das famílias reassentadas do PISF. Através de Metodologias Participativas (Linha do Tempo, Caminhada transversal e FOFA) os agricultores familiares indicaram os cursos de Quintal Produtivo e Horta Agroecológica como meios de desenvolver sistemas produtivos adaptados à convivência com o Semiárido em consonância com a preservação do meio ambiente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.