Uma experiência em ATER para agricultores familiares na região do Sertão do Araripe-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164322

Resumo

O objetivo do presente trabalho é relatar a experiência vivida no decorrer da assistência técnica às famílias da agricultura familiar, em especial no município de Moreilândia, Pernambuco. O presente trabalho é do tipo relato de experiência. A intenção é relatar a prática de ATER realizada, onde foi possível abordar vários aspectos, contribuindo na construção do conhecimento, dos dois lados, o da extensionista (autora) em questão e dos beneficiários, sendo levada em consideração todo o trabalho e conhecimento já praticado pela ONG CAATINGA. Teve como principal foco levar a esses agricultores alternativas e contribuição de maneiras e práticas que fossem menos agressivas ao meio ambiente, buscando formas viáveis de convivência com semiárido, desenvolvimento sustentável e praticar a agroecologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdênia Moreira de Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em ENGENHARIA AGRONÔMICA pela FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRARIAS DE ARARIPINA (2016). Especialização em Educação Ambiental Interdisciplinar, pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, cursando Especialização em Manejo Sustentável da Irrigação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Crato - IFCE e mestranda do curso de pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Atualmente desenvolve trabalhos como técnica em ATER pela ONG Centro de Assessoria e Apoio a Trabalhadores/as e Instituições Não Governamentais Alternativas - CAATINGA, em Ouricuri, Pernambuco e Assistência Técnica e Gerencial pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, na atividade de bovinocultura de leite, no município de Bodocó- PE.

Luiz Maurício Cavalcante Salviano, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará(1970), mestrado em Animal Science pela North Carolina State University(1977) e doutorado em Energia Nuclear na Agricultura pela Universidade de São Paulo(1996). Atualmente é Professor 3 grau da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Zootecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Ovinos, Minerais, Metabolismo

Pedro Róbinson Fernandes de Medeiros, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Pedro Róbinson Fernandes de Medeiros possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2006), Mestrado em Agronomia na área de Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2008), Doutorado em Ciências na área de Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo (2010) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2013). Atualmente é Professor Adjunto II do Colegiado de Engenharia Agrícola e Ambiental da UNIVASF, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Engenharia de Irrigação do Vale do São Francisco (GPVASF) e Coordenador do Laboratório de Irrigação da UNIVASF. Tem experiência na área de Engenharia Agronômica e Engenharia Agrícola com ênfase em movimento da água no solo, sistemas e equipamentos de irrigação, física do solo, salinidade do solo e da água e engenharia da irrigação.

Downloads

Publicado

11-04-2022

Como Citar

MOREIRA DE OLIVEIRA, V.; CAVALCANTE SALVIANO, L. M. .; FERNANDES DE MEDEIROS, P. R. . Uma experiência em ATER para agricultores familiares na região do Sertão do Araripe-PE. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 24–30, 2022. DOI: 10.14393/RCT164322. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/62064. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência