A construção do conhecimento agroecológico na chapada do Araripe

o caso da AGRODOIA e de uma família agricultora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164321

Resumo

O presente relato descreve a experiência de uma família agricultora de base ecológica e sua organização, abordando três esferas (produtiva, tecnológica e social) de seu processo na transição agroecológica da área cultivada, que permitiram a construção e fortalecimento do sistema produtivo contextualizado e a conservação dos recursos naturais na Chapada do Araripe, Semiárido pernambucano. O relato inclui o início das intervenções e desafios encontrados, os avanços e os meios que trouxeram mudança, com inserção das tecnologias sociais e a setorização das áreas e atividades de base ecológica adotadas na propriedade, além da inserção social da família por meio do associativismo rural e participação em fóruns e coletivos que discutem políticas públicas para região nas esferas econômica, política, ambiental e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vilmar Luiz Lermen, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Mestrando em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF.

Hélder Ribeiro Freitas, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF

Professor Associado I da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Graduou-se em Engenharia Agronômica (UFV, 2002), Mestrado (UFV, 2004) e Doutorado (UFV, 2009) em Solos. Atuou junto ao Programa de Assessoria Técnica e Social junto a instituições públicas, não governamentais e organizações sociais de agricultores e em projetos de intervenção social participativa e projetos de extensão com interface com a pesquisa. Possui formação interdisciplinar e atua nas áreas de Pedologia, Extensão Rural, Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. Atualmente é docente permanente do Programa de Doutorado Profissional em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial em Associação UNIVASF/UFRPE/UNEB e do Mestrado em Extensão Rural da UNIVASF. Coordena o CVT/NEA/NUSAN Sertão Agroecológico, o qual integra a Rede de Núcleos de Agroecologia/CNPq e a Rede Latinoamericana de Núcleos de Segurança Alimentar - SSAN/CNPq e desenvolve ações de promoção da Agroecologia, Desenvolvimento Local Sustentável e Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios dos Territórios do Sertão do São Francisco Baiano e Pernambucano, Semiárido Brasileiro.

Alineaurea Florentino Silva, EMBRAPA

Possui Graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Paraíba (1996), Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal da Paraíba (2017). Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) desde 2002. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo Ecológico do Solo e Tratos Culturais, atuando principalmente com os temas: Uso do solo e sistemas alternativos de produção, Agroecologia e Meio Ambiente, Agricultura familiar, Convivência com a semiaridez, Fitotecnia, Mandiocultura, Diversificação de Cultivos e Uso de Resíduos Orgânicos em sistemas de produção. Participa dos Programas de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) da UFPE e de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da UNIVASF, ambos sem vínculo empregatício, orientando trabalhos na área de gestão de recursos naturais e tecnologias, uso adequado do solo, clima e geodiversidade. Atualmente participa do Projeto SISCAPRI (coordenado pela Embrapa Caprinos) e coordena o projeto de pesquisa "Metodologias participativas na pesquisa, ensino e extensão rural para potencializar a agroecologia como estratégia de convivência com o semiárido." financiado com recursos do Tesouro Nacional (Código SEG 06.16.04.004.00.00). Vem se dedicando também ao ensino de Geografia Física com ênfase em Geografia dos Solos e Hidrogeografia, especialmente em ambientes semiáridos, promovendo base técnico-científica essencial para os trabalhos dos alunos que orienta nos programas de Graduação e Pós-graduação.

Downloads

Publicado

01-04-2022

Como Citar

LERMEN, V. L.; FREITAS, H. R.; SILVA, A. F. A construção do conhecimento agroecológico na chapada do Araripe: o caso da AGRODOIA e de uma família agricultora. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 13–23, 2022. DOI: 10.14393/RCT164321. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/62033. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência