A diversidade do espaço rural e a influência das relações de produção na educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164312

Resumo

Resumo

Este artigo objetiva mostrar como a diversidade dentro da categoria Agricultura Familiar pode impactar a educação nas escolas rurais. Para tanto, realizou-se uma caracterização socioespacial das propriedades rurais do distrito de Barranco Alto, do município de Alfenas em Minas Gerais, que é marcadamente composta pelo modo de produção da agricultura familiar. Depois, foram criados quadros mostrando as principais diferenças entre os sete grupos em análise, buscando combinar as informações coletadas e organizadas nos quadros às teorias que tratam a respeito de questões pertinentes aos temas produção, cultura e relações de poder, para depois adentrar ao tema específico de ensino. Embora seja consideravelmente restrito o espaço rural estudado, esse espaço apresenta grande diversidade em suas dinâmicas socioespaciais já que cada sujeito desempenha um papel diferente nessa teia e isso reflete diretamente no ensino, que por vez tem que ser pensado de forma crítica para lançar luz às contradições existentes na sociedade e vivenciadas pelos alunos.

Palavras-chave: Meio Rural. Produção. Diversidade. Relações sociais. Ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Abigail Bruna da Cruz, Universidade Federal de Alfenas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Alfenas-MG.

Sandra de Castro de Azevedo, Universidade Federal de Alfenas

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); mestrado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (2011) Atualmente é professora de geografia da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Downloads

Publicado

22-02-2022

Como Citar

CRUZ, A. B. da; DE CASTRO DE AZEVEDO, S. . . A diversidade do espaço rural e a influência das relações de produção na educação. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 289–314, 2022. DOI: 10.14393/RCT164312. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/61227. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos