Desenvolvimento local e os saberes das artesãs quilombola:
contribuições da educação ambiental na produção artesanal da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT153919Resumo
Este texto traduz um recorte de uma pesquisa acadêmica desenvolvida com o objetivo de analisar a dialogicidade entre a extensão rural e a educação ambiental na promoção de mudanças sociais e desenvolvimento local na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, zona rural do município de Salgueiro – PE. O referido recorte tem por objetivo analisar o processo de construção do desenvolvimento local pelas artesãs da comunidade quilombola através da adoção da educação ambiental como estratégia de resistência dos valores culturais e fortalecimento do projeto político da comunidade quilombola. A pesquisa é de natureza qualitativa, onde os dados foram coletados através da análise documental, observações de campo e da realização de entrevistas semiestruturadas e analisados através da metodologia da Análise do Discurso – AD. Os sujeitos da investigação foram: artesãs, educadores e educadoras da comunidade. A educação ambiental adotada nos espaços de construção de conhecimentos da comunidade contribui de maneira direta para formação de uma nova visão de mundo dos sujeitos da comunidade quilombola.