Desenvolvimento local e os saberes das artesãs quilombola:

contribuições da educação ambiental na produção artesanal da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153919

Resumo

Este texto traduz um recorte de uma pesquisa acadêmica desenvolvida com o objetivo de analisar a dialogicidade entre a extensão rural e a educação ambiental na promoção de mudanças sociais e desenvolvimento local na Comunidade Quilombola de Conceição das Crioulas, zona rural do município de Salgueiro – PE. O referido recorte tem por objetivo analisar o processo de construção do desenvolvimento local pelas artesãs da comunidade quilombola através da adoção da educação ambiental como estratégia de resistência dos valores culturais e fortalecimento do projeto político da comunidade quilombola. A pesquisa é de natureza qualitativa, onde os dados foram coletados através da análise documental, observações de campo e da realização de entrevistas semiestruturadas e analisados através da metodologia da Análise do Discurso – AD. Os sujeitos da investigação foram: artesãs, educadores e educadoras da comunidade. A educação ambiental adotada nos espaços de construção de conhecimentos da comunidade contribui de maneira direta para formação de uma nova visão de mundo dos sujeitos da comunidade quilombola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éder Batista da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Educador Ambiental, Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local (2019), Licenciado em Ciências Agrícolas (2017) e Bacharel em Engenharia Florestal (2006) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Maria Aparecida Tenório Salvador da Costa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Pedagoga, Especialista em Metodologia do Ensino Superior - UNICAP, Mestre em Educação - UFPE, Doutora em Sociologia - UFPE. É professora Associada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professora do Departamento de Educação da UFRPE, curso de Pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências - PPGEC

Downloads

Publicado

30-12-2020

Como Citar

SILVA, Éder B. da .; COSTA, M. A. T. S. da . Desenvolvimento local e os saberes das artesãs quilombola:: contribuições da educação ambiental na produção artesanal da comunidade quilombola de Conceição das Crioulas. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 39 Dez., p. 353–370, 2020. DOI: 10.14393/RCT153919. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/60331. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Expansão Capitalista, Des-envolvimento e Relação Campo Cidade