As correlações entre os modelos hegemônicos de desenvolvimento territorial e as políticas públicas direcionadas aos povos indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153904

Resumo

Das múltiplas escalas da política indigenista, podemos constatar que a luta organizada conduzida pelos povos indígenas no sentido da efetivação dos seus direitos territoriais se configura como principal meio de oposição às forças conjugadas do Estado e de seguimentos do setor privado, historicamente, os principais articuladores da progressiva concentração fundiária no Brasil. A partir dessa problematização o texto a seguir tem como propósito apresentar a síntese das nossas reflexões a respeito dos modelos hegemônicos de desenvolvimento territorial e as políticas públicas direcionados para os povos indígenas no Brasil. Por efeito, compreendemos que, independentemente de incorporarem demandas específicas ou de estarem inseridas em programas sociais universais, ao redor das políticas públicas gravitam questões prioritárias aos interesses dos povos indígenas, dos quais muitas são estratégicas não só para a sociedade brasileira, mas para toda a humanidade, tal como as de relevância étnico-cultural e ambiental.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

30.12.2020

Edição

Seção

Políticas Públicas e Povos do Campo

Como Citar

SANTOS JUNIOR, Avelar Araujo. As correlações entre os modelos hegemônicos de desenvolvimento territorial e as políticas públicas direcionadas aos povos indígenas. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 39 Dez., p. 54–68, 2020. DOI: 10.14393/RCT153904. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/60238. Acesso em: 7 dez. 2025.