A execução do PNAE em três municípios no território sul litorâneo do Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164104

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE é uma política que estimula a inserção dos produtos da agricultura familiar no cardápio escolar, por intermédio de entidades executoras, de forma individual ou coletiva. O objetivo do artigo foi analisar os problemas e potencialidades na execução da compra da agricultura familiar em três municípios do território Sul Litorâneo do Espírito Santo (Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul). A metodologia utilizou dados quantitativos e qualitativos por meio de análises de documentos disponibilizados pelas prefeituras, organizações de agricultores, ATER e trinta e nove pessoas entrevistadas (individual e grupo focal). Percebeu-se que o PNAE avançou nestes municípios, sendo que todos adquirem o mínimo de 30% exigido pela lei, chegando a 100%. Porém, foram verificadas necessidades de melhoria nas chamadas públicas, no cumprimento dos contratos, nos preços e no respeito à sazonalidade dos produtos, e nas articulações entre envolvidos, inclusive internamente às organizações da agricultura familiar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely Ferreira da Cruz, Instituto Capixaba de Pesquisa

Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão pela Universidade Federal de Lavras (2017). Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), onde atuou em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Técnica em Agropecuária (2007) pela Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista (atual IFMG). Atua desde 2013 como servidora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural como Técnica em Desenvolvimento Rural, desenvolvendo trabalhos de assistência técnica e extensão rural. 

Thiago Rodrigo de Paula Assis, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em ciências sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Trabalhou no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais (2006-2010) e como Professor Adjunto do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (mar/set 2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Lavras, coordenador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers. É coordenador e professor do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão. Tem experiência na área de Extensão Rural e Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural, políticas públicas.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

FERREIRA DA CRUZ, S.; RODRIGO DE PAULA ASSIS, T. . A execução do PNAE em três municípios no território sul litorâneo do Espírito Santo. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 41 Ago., p. 69–92, 2021. DOI: 10.14393/RCT164104. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/59975. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos