Produção da laranja no principal cinturão citrícola brasileiro: perfil e a concorrência com outras culturas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164306

Resumo

O objetivo deste trabalho foi identificar dentro do principal cinturão citrícola brasileiro – estado de São Paulo e o Triangulo/Sudoeste Mineiro – a percepção do produtor de laranja com relação a substituição da cultura por outra dentro de sua propriedade. Em 922 propriedades, estratificadas em número de plantas: até 20.000; 20.001 a 100.000 e mais que 100.000, divididas em 12 regiões e 5 setores, foram realizadas 260 entrevistas – uma em cada propriedade.  Com 93 % de nível de confiança e 5 % de erro amostral, foi identificado que: a produção de laranja dentro da região pesquisada, é composta em sua maioria por produtores ainda de pequeno porte (menor que 20.000 plantas), com baixa produtividade por hectare, e pouca sofisticação nos métodos de controle dos custos de produção. A pesquisa identificou equilíbrio na presença da laranja com outras culturas nas propriedades, além do que, o produtor tem a percepção que a laranja, foi nas últimas safras, mais rentável que as culturas presentes em sua região, e, por isso, não pretende, substituir a cultura cítrica por outra.  Em caso de troca, a cana- de- açúcar é a cultura preferida por parte dos produtores – sobretudo nas regiões ao centro e norte do cinturão citrícola brasileiro.

Palavras- chave: regiões. setores.  propriedades citrícolas. laranja. cana-de- açúcar

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerônimo Guerreiro Neto, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Mestrado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Jaboticabal, SP.

Sérgio Rangel Fernandes Figueira , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor assistente doutor - FCAV-UNESP-Jaboticabal, lecionando as disciplinas de Economia Brasileira, Metodologia Científica e Fundamentos de Economia para os cursos de graduação de Administração, Agronomia, Zootecnia e Veterinária. Integra também, o corpo docente do curso de Mestrado Profissional em Administração, lecionando a disciplina de Análise Setorial e Competitividade. Atua também como pesquisador colaborador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA). Atua nos seguintes temas de pesquisa: oferta e demanda de produtos agroindustriais.

Downloads

Publicado

22-02-2022

Como Citar

GUERREIRO NETO, G.; RANGEL FERNANDES FIGUEIRA , S. . Produção da laranja no principal cinturão citrícola brasileiro: perfil e a concorrência com outras culturas . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 129–149, 2022. DOI: 10.14393/RCT164306. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/59680. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos