Multiterritorialidades e espacialidades da comunidade quilombola Vereda dos Anacletos, Esperantina (PI)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164006

Resumo

Esta pesquisa versa sobre a relação de territorialidade construída pelas comunidades quilombolas e a organização de seus espaços socioprodutivos, levando em conta os problemas históricos de acesso à terra que marcam a estrutura fundiária no Brasil. As pequenas comunidades quilombolas presentes no Território dos Cocais, no Estado do Piauí, revelam, em sua multiterritorialidade e microterritorialidade, marcas das temporalidades espacializadas nas formas de acesso e uso da terra. Nessa perspectiva, designou-se como área de estudo a Comunidade Vereda dos Anacletos, localizada no município de Esperantina (PI), onde se promoveram oficinas de mapeamento participativo (ACT BRASIL, 2018) envolvendo trabalhadores rurais da comunidade, além de pesquisa documental e aplicação de questionários. O território dessa comunidade é marcado pela sociobiodiversidade da palmeira carnaúba, embora poucos moradores tenham acesso aos carnaubais. Os resultados apontaram que a concentração fundiária e a submissão às normas impostas pelos proprietários de terras marcam a organização do espaço socioprodutivo, com baixa produtividade e pouca inserção nas políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisângela Guimarães Moura Fé, Universidade Federal do Piauí

Doutora do Programa Regional de Pós- Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal do Piauí. Professora do Instituto Federal do Maranhão.

Jaira Maria Alcobaça Gomes, Universidade Federal do Piauí

Professora Dra. da Universidade Federal do Piauí (PRODEMA/UFPI).

José Edilson do Nascimento, Instituto Federal do Maranhão

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente (DDMA/PRODEMA/UFPI). Professor do Instuto Federal do Maranhão - IFMA.

 

Downloads

Publicado

29-04-2021

Como Citar

MOURA FÉ, E. G.; ALCOBAÇA GOMES, J. M.; DO NASCIMENTO, J. E. Multiterritorialidades e espacialidades da comunidade quilombola Vereda dos Anacletos, Esperantina (PI). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 40 Abr., p. 136–158, 2021. DOI: 10.14393/RCT164006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/58314. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos