Avaliação do desempenho socioambiental de propriedade familiar em função da incorporação de práticas agroecológicas no município de Belágua, MA

Autores

  • João Flávio Bomfim Gomes Embrapa https://orcid.org/0000-0001-7055-2589
  • Carlos Eugênio Vitoriano Lopes Embrapa Cocais
  • José de Ribamar Costa Veloso Embrapa

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164014

Resumo

O presente trabalho trata-se de um estudo de caso cujo objetivo é apresentar os resultados da avaliação dos impactos ambientais, sociais e econômicos das melhorias incorporadas ao processo produtivo da mandiocultura, em propriedade familiar rural. A avaliação de impacto foi conduzida no âmbito de projeto da pesquisa cujo objetivo é o de inserir tecnologias e práticas agroecológicas em um sistema de produção de mandioca no município de Belágua, MA. A primeira etapa da avaliação, ou marco zero, procurou identificar as características socioprodutivas dos mandiocultores no município antes da inserção das práticas agrocoecológicas propostas pelo projeto. Para essa etapa foram utilizadas técnicas do DRP. A segunda etapa buscou a avaliar os impactos decorrentes da inserção tecnológica e utilizou como ferramenta de coleta e avaliação de dados o Sistema AMBITEC-AGRO. As práticas agroecológicas inseridas no sistema de produção da mandioca contribuíram diretamente para a redução de técnicas de degradação ambiental, além de apresentar benefícios em itens como segurança no trabalho, a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, emissões à atmosfera, qualidade do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Flávio Bomfim Gomes, Embrapa

Mestre em Desenvolvimento Socioespacial e Regional.

Downloads

Publicado

29-06-2021

Como Citar

GOMES, J. F. B.; EUGÊNIO VITORIANO LOPES, C.; COSTA VELOSO, J. de R. Avaliação do desempenho socioambiental de propriedade familiar em função da incorporação de práticas agroecológicas no município de Belágua, MA. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 40 Abr., p. 297–325, 2021. DOI: 10.14393/RCT164014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/57811. Acesso em: 13 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos