Pluriatividade na agricultura familiar no compartimento arenítico da bacia hidrográfica do Rio Pirapó – Paraná/Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153712

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as propriedades familiares pluriativas no compartimento arenítico da bacia hidrográfica do rio Pirapó – Paraná/Brasil, a fim de compreender as suas estratégias de reprodução social e econômica nesse setor da bacia, que tem como atributo o predomínio de solos de textura média e arenosa, os quais são suscetíveis à erosão e pobres em elementos químicos. Para o desenvolvimento deste trabalho, as atividades foram segmentadas em três etapas: a primeira foi sustentada em referências bibliográficas; a segunda envolveu o levantamento de dados agropecuários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; e por último foi o trabalho de campo e a elaboração dos mapas temáticos. Para a coleta de dados, foram aplicados questionários com os produtores rurais familiares da referida unidade de paisagem. A pesquisa demonstrou que, nas propriedades estudadas, o uso desses solos, que possuem pouca capacidade produtiva em função de sua característica natural, foi principalmente para a pastagem destinada à criação de gado de corte e de leite, e como essa atividade é mais rentável em extensas áreas, como estratégias de reprodução social e econômica, os produtores familiares praticam a pluriatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tsugie Kawano, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava - PR

Doutoranda em Dinâmica dos Espaços Rurais e Urbanos pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia UNICENTRO, Guarapuava-PR, Brasil.

Hélio Silveira, Universidade Estadual de Maringá.

Professor Doutor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil.

Elpídio Serra, Universidade Estadual de Maringá.

Professor Doutor do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil.

Carlos Henrique da Graça, Universidade Estadual de Maringá.

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia Universidade Estadual de Maringá, Maringá-PR, Brasil.

Downloads

Publicado

22-12-2020

Como Citar

KAWANO, T.; SILVEIRA, H. .; SERRA, E.; GRAÇA, C. H. da. Pluriatividade na agricultura familiar no compartimento arenítico da bacia hidrográfica do Rio Pirapó – Paraná/Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 37 Ago., p. 269–298, 2020. DOI: 10.14393/RCT153712. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/55814. Acesso em: 14 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos