Territorialidades e lutas sociais na Amazônia oriental

narrativas campesinas na região do Bico do Papagaio (1980 a 2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153709

Resumo

Se há uma região onde os conflitos agrários e territoriais aparecem como particularidade, certamente o Bico do Papagaio, localizada na Amazônica brasileira, destaca-se nessa triste história de lutas por terra e território. Esse texto analisa as territorialidades campesinas, a partir das narrativas dos sujeitos sociais, recorrendo à memória como parte do vivido territorial, resultado das ações de homens e mulheres que dedicaram parte de suas vidas ao que deveria ser um bem comum a todos, um pedaço de terra.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luciano Laurindo dos Santos, Secretaria Estadual de Educação do Pará

    Professor da Rede Estadual de Educação do Estado do Pará.

  • Mauro José Ferreira Cury, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu

    Graduado em Geografia,  e Possui Licenciatura em Geografia - Faculdades Integradas de Uberaba (1985), Licenciatura em Estudos Sociais - Faculdades Integradas de Uberaba (1985). Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), na Área de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Linha de Pesquisa: Turismo e Lazer. Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e . Pós Doutorado em Turismo e Patrimônio Cultural pela Universitat de Barcelona (2015). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu. Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, e Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

  • Ricardo Gilson da Costa Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

    Professor do Departamento de Geografia (DGEO), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e Posdoctorado en Ciencias Humanas y Sociales, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Coordenador do Laboratório de Gestão do Território (LAGET/UNIR) e do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA/CNPq).

Downloads

Publicado

20.10.2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Luciano Laurindo dos; CURY, Mauro José Ferreira; SILVA, Ricardo Gilson da Costa. Territorialidades e lutas sociais na Amazônia oriental: narrativas campesinas na região do Bico do Papagaio (1980 a 2016). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 37 Ago., p. 197–222, 2020. DOI: 10.14393/RCT153709. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/54971. Acesso em: 22 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)