Territorialidades e lutas sociais na Amazônia oriental

narrativas campesinas na região do Bico do Papagaio (1980 a 2016)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153709

Resumo

Se há uma região onde os conflitos agrários e territoriais aparecem como particularidade, certamente o Bico do Papagaio, localizada na Amazônica brasileira, destaca-se nessa triste história de lutas por terra e território. Esse texto analisa as territorialidades campesinas, a partir das narrativas dos sujeitos sociais, recorrendo à memória como parte do vivido territorial, resultado das ações de homens e mulheres que dedicaram parte de suas vidas ao que deveria ser um bem comum a todos, um pedaço de terra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Laurindo dos Santos, Secretaria Estadual de Educação do Pará

Professor da Rede Estadual de Educação do Estado do Pará.

Mauro José Ferreira Cury, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu

Graduado em Geografia,  e Possui Licenciatura em Geografia - Faculdades Integradas de Uberaba (1985), Licenciatura em Estudos Sociais - Faculdades Integradas de Uberaba (1985). Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003), na Área de Relações Públicas, Propaganda e Turismo, Linha de Pesquisa: Turismo e Lazer. Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2010) e . Pós Doutorado em Turismo e Patrimônio Cultural pela Universitat de Barcelona (2015). Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu. Docente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras - UNIOESTE, Campus de Foz do Iguaçu, e Programa de Mestrado e Doutorado em Geografia da Universidade Federal de Rondônia - UNIR.

Ricardo Gilson da Costa Silva, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Professor do Departamento de Geografia (DGEO), do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) e do Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP) e Posdoctorado en Ciencias Humanas y Sociales, Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Coordenador do Laboratório de Gestão do Território (LAGET/UNIR) e do Grupo de Pesquisa em Gestão do Território e Geografia Agrária da Amazônia (GTGA/CNPq).

Downloads

Publicado

20-10-2020

Como Citar

SANTOS, L. L. dos; CURY, M. J. F.; SILVA, R. G. da C. . Territorialidades e lutas sociais na Amazônia oriental: narrativas campesinas na região do Bico do Papagaio (1980 a 2016). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 37 Ago., p. 197–222, 2020. DOI: 10.14393/RCT153709. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/54971. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)