A produção agroalimentar da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Quilombos e seu fornecimento ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153715

Resumo

No Estado de São Paulo na região do Vale do Ribeira o bioma Mata Atlântica está expressivamente presente nas áreas que são Unidades de Conservação (UC). Além do patrimônio ambiental, observa-se a diversidade sociocultural presente, devido à existência em muitas delas, de comunidades quilombolas, caiçaras e indígenas. A reflexão proposta nesse artigo versa sobre a prática agrícola quilombola, a agrobiodiversidade, e o programa de aquisição de alimentos (PAA) que se interlaçam num território socioambiental, a unidade de conservação de uso sustentável estadual, denominada Reserva de Desenvolvimento Sustentável dos Quilombos da Barra do Turvo. Essa UC compõe o Mosaico de Unidades de Conservação Jacupiranga, criado em 2008. A metodologia adotada se baseou em revisão bibliográfica e em dados da Companhia Nacional de Abastecido (CONAB) quanto aos tipos de alimentos produzidos pelas comunidades quilombolas do município de Barra do Turvo e obtidos via o PAA no período de 2012 a 2017. Nesse esforço acadêmico concluímos que as comunidades quilombolas dessa Reserva de Desenvolvimento Sustentável têm diversidade agrícola, e que esta exerce papel fundamental na manutenção da segurança alimentar dos próprios agricultores quilombolas, bem como por meio da comercialização via o PAA também viabiliza alimentos para famílias em vulnerabilidade alimentar que são assistidas pela poder público municipal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Maria Pacheco dos Santos, Universidade do Estado de Mato Groso - UNEMAT

Engenheira Agrônoma. Mestre em Ecologia de Agroecossistemas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz /USP e Doutora em Ciências. Atuação profissional em extensão rural, desenvolvimento socioambiental, administração e comercialização rural. Gestora de projetos socioambientais, de pesquisa e extensão e em captação de recursos junto a instituições como: FNMA/MMA, MDA; Petrobras, além da FAPESP e do CNPq. Atua a mais de 15 anos em projetos de Extensão Rural na Amazônia, São Paulo e Paraná. Atuou como consultora no PNUD; MMA; MDS e NATURA. Foi gestora de Unidades de Conservação pela Fundação Florestal/SMA no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), Estação Ecológica Juréia-Itatins, RDS, APA dos Quilombos do Médio Ribeira e Parque Estadual Caverna do Diabo. Atuou na coordenação de Projetos em ONGs ambientalistas e indigenistas como o Instituto Socioambiental - ISA. Docente na faculdade de agronomia e medicina veterinária na Universidade de Brasília - UNB até 2016, na Área de Extensão Rural. Foi Diretora do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da cidade de Peruíbe - SP até outubro de 2017. Desde novembro de 2017 é Docente na Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT a disciplinas de Desenvolvimento Rural Sustentável; Desenvolvimento e Gestão da Agricultura Familiar; Conservação dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local e Turismo Rural,Economia Rural e Comercialização Agrícola e Ética Profissional, Legislação Agrária e Legislação Ambiental.

Wagner Gomes Portilho, Fundação Florestal

Biólogo, Gestor de Unidades de Conservação pela Fundação Florestal, Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Solange Almeida , Fundação Florestal

Responsável técnico administrativo no MOJAC, Fundação Florestal.

Downloads

Publicado

11-02-2021

Como Citar

SANTOS, K. M. P. dos .; GOMES PORTILHO, W.; ALMEIDA , S. A produção agroalimentar da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Quilombos e seu fornecimento ao Programa de Aquisição de Alimentos - PAA. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 37 Ago., p. 299–329, 2021. DOI: 10.14393/RCT153715. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/54417. Acesso em: 10 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos