A agricultura urbana como forma de uso e ocupação no espaço urbano

o caso do bairro Lagoa Redonda em Fortaleza-Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153704

Resumo

A prática da Agricultura Urbana (AU) perpassa os aspectos de reprodução de atividades específicas do campo dentro das cidades, embora também englobe tal premissa, a AU surge como prática reconhecida pelo cultivo de culturas diversas e a criação de animais em áreas urbanas. Na cidade de Fortaleza essa atividade encontra-se espacializada em alguns bairros, dentre os quais se destaca o bairro Lagoa Redonda, por concentrar uma quantidade significativa de hortas, o que norteia o debate acerca da permanência dessas hortas frente aos diferentes usos que o solo urbano adquire principalmente no contexto das disputas territoriais do espaço urbano. Logo, versa sobre os benefícios e provisões que tal atividade exerce, a qual encabeça a reflexão de como o uso e a ocupação estabelecidos podem ser passíveis e possíveis de reprodução. A pesquisa utilizou levantamento bibliográfico e de dados secundários, visita em lócus no bairro, em órgãos e laboratórios específicos, bem como o auxílio das técnicas de geoprocessamento para análise e elaboração de material cartográfico. Os resultados fomentam a análise e compreensão da viabilidade de um uso e ocupação que aproveita os espaços para a reprodução da AU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla Alves Gomes, Universidade Estadual do Ceará

Graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Análise Geoambiental, Agricultura Urbana e Risco Ambiental. Especialista em Geoprocessamento Aplicado à Analise Ambiental e Recursos Hídricos, Mestre em Geografia pelo programa de pós-graduação em Geografia da UECE. Atualmente é Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da UECE, e participa da Supervisão do Grupo de Estudos Análise Geoambiental do Semiarido e suas Paisagens de Exceção do Laboratório de Geoprocessamento e Estudos Aplicados-Labgeo/UECE

Maria Lúcia Brito da Cruz, UECE

Graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1986), Especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto nacional de pesquisas Espaciais - INPE(1989), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará-UFC (1998), Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010) e Pós-Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Pará-UFPA(2018). Atualmente estou professora da Universidade Estadual do Ceará junto aos cursos de Geografia em nível de Graduação e Pós-Graduação. Tento Ser e Saber Fazer Geografia.

Downloads

Publicado

15-09-2020

Como Citar

GOMES, A. C. A. .; CRUZ, M. L. B. da . A agricultura urbana como forma de uso e ocupação no espaço urbano: o caso do bairro Lagoa Redonda em Fortaleza-Ceará. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 37 Ago., p. 68–86, 2020. DOI: 10.14393/RCT153704. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/53462. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos