Políticas públicas e desenvolvimento rural em Goiás

análise a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB)

Autores

  • Karinne de Pina Silva Instituto de Estudos Socioambientais (IESA)Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • Adriano Rodrigues de Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG)Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) http://orcid.org/0000-0001-6477-5364

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT133006

Resumo

A pesquisa desenvolvida teve por objetivo analisar as políticas públicas de desenvolvimento rural em Goiás, ancorada em dois programas: o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Os programas foram criados para fortalecer a agricultura camponesa e garantir um mercado consumidor por meio da formação de canais institucionais. Foi analisado os dados e informações acerca dos volumes de recursos alocados no estado de Goiás, bem como a quantidade de agricultores, associações, cooperativas contempladas e também instituições que têm sido atendidas pelos produtos oriundos da agricultura camponesa. Assim, destacou-se a forma de implementação das principais políticas públicas sendo executadas em Goiás e quais efeitos desta inserção para a autonomia da agricultura camponesa, bem como as perspectivas de desenvolvimento rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karinne de Pina Silva, Instituto de Estudos Socioambientais (IESA)Universidade Federal de Goiás (UFG)

Licenciada em Geografia pelo Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás

Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Território e Políticas Públicas (TRAPPU) vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER) da Universidade Federal de Goiás.

Adriano Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG)Instituto de Estudos Socioambientais (IESA)

Doutor e mestre em Geografia pela FCT/UNESP. Docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) da Universidade Federal de Goiás (UFG). Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho, Território e Políticas Públicas (TRAPPU) vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais (LABOTER) da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

19-04-2019

Como Citar

SILVA, K. de P.; OLIVEIRA, A. R. de. Políticas públicas e desenvolvimento rural em Goiás : análise a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB). Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 13, n. 30 Ago., 2019. DOI: 10.14393/RCT133006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41222. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos