Construção da usina hidrelétrica de Cana Brava em Minaçu (GO)

conflitos sociais e o dilema do desenvolvimento

Autores

  • Hamilton Matos Cardoso Júnior Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Divina Aparecida Leonel Lunas Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER).

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT132910

Resumo

A Usina Hidrelétrica de Cana Brava situa-se no município de Minaçu - Goiás. Desde sua construção, os grupos sociais afetados enfrentam uma complexa e duradoura luta social, apoiada pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em busca de seus direitos. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise dos impactos e conflitos causados com construção da Barragem de Cana Brava, destacando a inserção do MAB nesse contexto. Para a realização deste trabalho procedeu-se a alguns passos metodológicos, dentre eles: pesquisa bibliográfica (técnica e teórica), elaboração e aplicação de instrumentos de pesquisa (entrevistas) e realização de trabalho de campo. Contata-se que o processo de construção da hidrelétrica baseou-se em uma lógica excludente e arbitrária, gerando impactos diretamente na dimensão social do município, atingindo, principalmente, pequenos proprietários de terras; comunidades tradicionais; garimpeiros; arrendatários e trabalhadores rurais. Conclui-se que a presença desse projeto não contribuiu para a melhoria de vida da população, concretizando apenas os interesses externos em detrimento dos locais, não contribuindo, dessa forma, para o desenvolvimento social e econômico de Minaçu e seu entorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hamilton Matos Cardoso Júnior, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Ciências Sociais e Humanidades pelo Programa de Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado

Divina Aparecida Leonel Lunas, Universidade Estadual de Goiás (UEG) - Mestrado Interdisciplinar em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER).

Doutora em Desenvolvimento Econômico/Unicamp

Downloads

Publicado

27-03-2019

Como Citar

CARDOSO JÚNIOR, H. M.; LUNAS, D. A. L. Construção da usina hidrelétrica de Cana Brava em Minaçu (GO): conflitos sociais e o dilema do desenvolvimento. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 13, n. 29 Abr., 2019. DOI: 10.14393/RCT132910. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41203. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)