Cooperativismo

a tomada de decisão em empresas de propriedade difusa e os impactos nos resultados

Autores

  • João Nilson Rosa UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Argemiro Luis Brum UNIJUI - Ijui - RS

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT122703

Resumo

Na contemporaneidade do século XXI os mercados globalizados exigem mudanças adaptativas na gestão das organizações que, naturalmente, refletirão nos seus resultados. As cooperativas agropecuárias, ao candidatarem-se como protagonistas do crescimento e desenvolvimento regional, como premissa, devem promover as reestruturações para adaptação às exigências mercadológicas, considerando-se a complexidade e as oportunidades de entrada em novos nichos do mercado. Nas empresas, a tomada de decisão é determinante para a obtenção de resultados econômicos positivos, bem como fundamental para a perenidade e/ou expansão dos negócios. Neste sentido, a contribuição proposta neste artigo é demonstrar a importância das decisões em empresas de propriedade difusa, no caso as cooperativas, e os reflexos nos seus resultados. O objetivo está centrado em analisar as influências desses resultados, no sucesso ou fracasso das cooperativas agropecuárias. Aleatoriamente, concentrou-se o estudo em três cooperativas agropecuárias na perspectiva de se detectar a relevância das práticas de gestão na tomada de decisão e no resultado efetivo destas organizações. Quanto à metodologia adotou-se a pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, baseada em fatos, documentados e em entrevistas formais e informais, quantificando, estratificando, analisando e qualificando os dados para elucidar a problemática envolvendo os motivos de problemas de gestão nas cooperativas estudadas. Dentre as conclusões obtidas verificou-se que as cooperativas que adotaram a metodologia de Cooperativa/Empresa e profissionalizaram a gestão executiva, segregando os poderes de propriedade daqueles relacionados à gestão executiva, apresentaram resultados mais expressivos, com frequência regular e consistência, inclusive, em momentos de crise.

Palavras-chave: Cooperativas. Gestão. Tomada de decisão. Propriedade difusa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Nilson Rosa, UEMS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Mestre em Desenvolvimento Regional na UNIJUI (Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul); Economista, Pós-graduado em Administração financeira Contábil e Controladoria na UNIVEL (Universidade de Cascavel

Argemiro Luis Brum, UNIJUI - Ijui - RS

Professor da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI), doutor em Economia Internacional pela EHESS de Paris (França), membro do colegiado de coordenação dos cursos de mestrado e doutorado em Desenvolvimento Regional, na UNIJUI, coordenador da Central Internacional de Análises Econômicas e de Estudos de Mercado Agropecuário (CEEMA/DACEC/UNIJUI), professor convidado junto a diversas Instituições de Ensino Superior do Brasil, consultor de empresas nacionais e internacionais na área do agronegócio, possui mais de 40 livros e capítulos de livro escritos sob os temas de economia, mercado agropecuário, cadeias produtivas e economia internacional.

Downloads

Publicado

18-10-2018

Como Citar

ROSA, J. N.; BRUM, A. L. Cooperativismo: a tomada de decisão em empresas de propriedade difusa e os impactos nos resultados. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 12, n. 27 Ago., 2018. DOI: 10.14393/RCT122703. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/38837. Acesso em: 9 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)