Um novo olhar sobre a definição de circuitos curtos de produção e comercialização

situações na região da Grande Florianópolis

Autores

  • Berenice Giehl Zanetti von Dentz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Pablo Martin Bender Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112407

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo trazer uma revisão bibliográfica e histórica do conceito de "circuito curto de produção e comercialização alimentar" e propor uma ampliação de seu significado. Verifica-se que, de modo geral, o conceito de circuito curto é definido pelas características do seu último elo: a distribuição do produto final. Partindo-se desta perspectiva, a venda direta do produto e a existência de um intermediário definem este tipo de circuito. Neste texto foram analisadas as diferentes instâncias teóricas que antecedem à venda, as quais se consideram relevantes e necessárias para o enriquecimento da investigação destas formas de produção e consumo. Argumentar-se-á que é justamente nos elos ligados à elaboração onde podemos encontrar as condições particulares de geração de renda e valor que fazem com que estes circuitos posam concorrer no mercado alimentar. Também é nas esferas anteriores à distribuição para a venda onde são geradas muitas das externalidades positivas das economias locais ligadas a estes circuitos, fato que corrobora para a necessidade de ampliação do conceito e inserção de seu significado aos domínios que antecedem à comercialização. 

Palavras-chave: Circuitos curtos alimentares. Reprodução da Agricultura Familiar. Renda diferencial. Economia local. Externalidades positivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Berenice Giehl Zanetti von Dentz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professora nos cursos de gastronomia, panificação e confeitaria.

Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Downloads

Publicado

31-08-2016

Como Citar

ZANETTI VON DENTZ, B. G.; BENDER, P. M. Um novo olhar sobre a definição de circuitos curtos de produção e comercialização: situações na região da Grande Florianópolis. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 24 Ago., 2016. DOI: 10.14393/RCT112407. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/34055. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos