As As repercussões resultantes da constituição da indústria de celulose no Espírito Santo durante o período técnico-científico-informacional

Autores

  • Wanderson dos Santos Rebello

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112507

Resumo

Investigar a indústria de celulose no Espírito Santo implica em aprofundar a compreensão sobre a história da configuração territorial do estado e dos aspectos presentes na realidade capixaba que foram herdados da dinâmica da atividade produtiva de celulose. Com base na perspectiva teórica de Milton Santos para a análise e interpretação do espaço geográfico, buscou-se compreender o processo histórico da implantação da indústria de celulose no Espírito Santo durante o processo de modernização da configuração territorial, onde objetos técnicos, com apoio de instituições públicas e privadas, são implantados de modo a atender às demandas do mercado externo e, de maneira contraditória, dificultam a reprodução da sociedade local. As ideias presentes foram operacionalizadas com base no conceito de modernização e, para a construção de uma visão atual das repercussões espaciais decorrentes do processo, nos conceitos de espaço banal, verticalidades e horizontalidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2016

Como Citar

REBELLO, W. dos S. As As repercussões resultantes da constituição da indústria de celulose no Espírito Santo durante o período técnico-científico-informacional . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 25 Dez., 2016. DOI: 10.14393/RCT112507. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/33474. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos